Programação extensa na Feira da Torre celebra o Dia Mundial do Artesão

Da Redação
Foto: Divulgação

Amanhã, dia 19 de março, é celebrado o Dia Mundial do Artesão. Shows, oficinas, exposição e entrega de 500 Carteiras Nacionais de Artesão vão dar o tom das comemorações neste final de semana, na Feira da Torre. O evento, organizado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal, terá ainda bolo de comemoração e qualificação profissional para artesãos de todo o DF.

Com presença do governador Ibaneis Rocha e da secretária Vanessa Mendonça, o evento vai homenagear os dez artesãos mais antigos e os dez mais jovens, mostrando a tradição e a renovação do segmento que movimenta cerca de R$ 184 milhões, anualmente, na economia criativa de Brasília. De acordo com dados do Sistema de Informação do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Ministério da Fazenda e em Brasília gestado pela Setur, o DF tem 12.689 artesãos registrados oficialmente, com renda média mensal de R$ 1.300.

Para a secretária Vanessa Mendonça, “o artesanato é a alma do turismo. Quando se viaja, é sempre uma peça de artesanato que se leva para casa, para lembrança, decoração ou presentear amigos e parentes.”

O Dia Mundial do Artesão foi instituído pela Organização das Nações Unidas e foi uma forma bem simbólica de homenagear uma das profissões mais antigas do mundo. Já no período paleolítico, 6 mil anos de Cristo, o homem já utilizava de sua inteligência primitiva e de suas mãos para criar artefatos que seriam úteis para o seu dia-a-dia, como o fogo e ferramentas de trabalho. A data, 19 de Março, foi escolhida por ser também o dia de São José, padroeiro da profissão.

O artesanato é fator de geração de renda e de inclusão social para milhares de famílias do país e do mundo, graças aos saberes de nossos Mestres Artesãos.

No Brasil, em de outubro de 2015, a presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto que regulamentou a profissão de artesão. A Lei 13.180, de 22 de outubro de 2015, foi uma conquista de mais de 10 milhões de artesãos e artesãos que lutaram arduamente por esse objetivo.

Programação:

– Sábado, dia 19
8h30h – Banda do Corpo de Bombeiros
9h – Abertura oficial
12h – Igor Mirair (sertanejo)
13h – Oficina Mesa Posta
14h – Oficina de Bordado
15h – Desfile handmade com modelos Top Cufa e indígenas
16h – Oficina de cerâmica
16h – Isnael Márcio (pagonejo)
17h – Entrega de Menção Honrosa
17h – Bitor Ramos (pagonejo)
18h – Cantora Dhi Ribeiro (MPB)

– Domingo, dia 20
10h – Ritual indígena com dança
11h – Quadrilha junina Si Bobiá a Gente Pimba
12h – Grupo Obará

Dica:
Dia Mundial do Artesão
Sábado, 19 de março, e domingo, dia 20 de março, a partir das 9h
Local: Feira da Torre de TV (Eixo Monumental)