Passeio ciclístico abre a 6ª Feira da Colônia e o Circuito Rajadinha

520

Da Redação
Foto: Divulgação

Para abrir oficialmente a 6ª Feira da Colônia, um dos mais tradicionais eventos de turismo rural do Distrito Federal, que acontece nos dias 3 e 4 de agosto, cerca de 150 ciclistas, integrantes de grupos de pedal da cidade, vão seguir pedalando do escritório da Emater-DF em Planaltina com destino à Colônia Agrícola Rajadinha I. O percurso total é de 50 km, incluindo ida e volta.

A concentração será no sábado, dia 3 agosto, a partir das 7 horas, no escritório da Emater de Planaltina, com previsão de saída às 8 horas. Na chegada à Feira da Colônia, os ciclistas serão recepcionados com uma mesa de café da manhã, com frutas, bolos, biscoitos e sucos. Antes do retorno do grupo, os ciclistas podem visitar alguma propriedade. A rota turística inclui 11 chácaras. O passeio e a Feira da Colônia são abertos à comunidade.

No local, os visitantes conferem a beleza do campo, com seus saberes e sabores. Diversos produtos da agroindústria familiar vão estar à venda, como produtos orgânicos, artesanatos, plantas ornamentais, comidas da gastronomia rural, sorvetes e picolés de frutas do cerrado. O roteiro também inclui várias programações infantis, com brinquedos infláveis e passeio de charrete puxado por pôneis.

A 6ª Edição da Feira da Colônia acontece no primeiro fim de semana de agosto, nos dias 3 e 4, das 8h às 18h. Durante a feira, os visitantes têm acesso a exposição de produtos, programação cultural, oficinas e visitas guiadas às chácaras do Circuito Rajadinha.

Logo após a feira, começa a temporada de visitação às chácaras do Circuito, quando o público pode agendar as visitas com os produtores participantes do projeto e conhecer de perto as propriedades, as produções e o que cada uma tem a oferecer.

A Feira da Colônia foi uma iniciativa desenvolvida pela Emater-DF em parceria com os produtores rurais integrantes do Circuito Rajadinha, como forma de inserção dos produtores na cadeia do turismo rural, estimulando a economia local por meio da venda de produtos agrícolas e valorizando o roteiro turístico.

Programação da Feira da Colônia:
– 03/08 Passeio ciclístico – Saída do escritório local da Emater de Planaltina até a Feira da Colônia. Previsão de saída às 8h.
– 03/08 Abertura da Feira da Colônia às 10h30.
– 03/08 Oficina de minijardim.
– 03 e 04/08 Oficina de meliponicultura (produção de mel de abelhas sem ferrão).
– 04/08 Aula-show de arroz primavera com produtos regionais com o chef Fernando Souza, às 11h.
– 04/08 Apresentação da Orquestra Roda de Viola, às 16h.
– 04/08 Confecção de arranjos florais
– 04/08 Oficina com Flores de Ipê

Dica:
Feira da Colônia
Dias 3 e 4 de agosto, sábado e domingo, das 8h às 18h
Local: Sítio Florida – Colônia Agrícola Rajadinha I, Planaltina-DF – Acesso pela DF-130
Entrada gratuita
Mais informações: 3389-1861 (Emater-DF / Planaltina) / 3311-9400 (Assessoria de Comunicação – Emater-DF)