Projeto #BSB2060 pensa o DF do futuro e lança edital de apoio a profissionais da Economia Criativa

Da Redação
Foto: Divulgação

Que Distrito Federal queremos para 2060? Em que pontos as desigualdades nos afastam de uma Brasília do futuro, realmente inclusiva e atenta à diversidade? Estes são alguns questionamentos trazidos pelo #BSB2060, projeto que em sua primeira edição provoca o público do DF a imaginar o futuro e alimentar suas utopias. #BSB2060 terá como base uma plataforma online na qual será disponibilizado ao público um repositório de sonhos que projeta a Brasília que queremos ver daqui a uns anos. E para fomentar sonhos, nada melhor que arte. O projeto, então, lança edital de apoio aos profissionais da arte, cultura e entretenimento do DF, premiando 175 projetos com R$ 1.200 cada. As inscrições para participação estão abertas até 21 de março.

Realizado pela Associação Traços, em parceria com a Griô Produções e com fomento da Secretaria de Cultura e do Governo do Distrito Federal, #BSB2060 se propõe a ir muito além de um instrumento de enfrentamento à crise socioeconômica do contexto pandêmico. Por meio da cultura e da arte, #BSB2060 deseja fortalecer o sentimento de pertencimento, assim como o de utopia, estimulando ativamente que todos reflitam sobre a(s) Brasília(s) que se quer construir.

Lançado como um convite de acolhimento a representantes da cadeia produtiva da cultura e da economia criativa, o edital propõe que artistas e fazedores de cultura colaborem com a construção de um repositório coletivo de Brasília(s) possíveis. Um repositório de sonhos e ações em favor do futuro. Tendo como base o tema da equidade e como pilares os ODS da ONU, #BSB2060 é uma provocação às utopias e aos caminhos que podem ser construídos coletivamente, tendo em vista todos os desafios e desigualdades que assolam a sociedade.

O edital, lançado no dia 20 de fevereiro, tem inscrições abertas até às 23h59 do dia 21 de março e pode ser acessado no link http://bit.ly/EDITALBSB2060. As inscrições são online, por meio do formulário disponível no link http://bit.ly/FormularioInscricaoBSB2060. Serão aceitas manifestações de todas as linguagens, desde que inéditas. No momento da inscrição, o proponente já deve submeter link com o material original produzido, seja ele em formato de texto, vídeo, áudio ou imagem.

Após selecionadas, as propostas ficarão disponíveis no repositório de sonhos da plataforma www.bsb2060.com, podendo ser acessadas a qualquer momento. A previsão é que em 21 de abril, aniversário de 61 anos da capital federal, o público possa conhecer os trabalhos apoiados pelo edital. Até lá, todos estão convidados a visitar a plataforma e as redes sociais do projeto e depositarem seus desejos e sonhos, abrindo um amplo campo de debate e trocas sobre os caminhos a serem tomados para um futuro mais justo e equânime.

Dica:
#BSB2060
Inscrições para o chamamento público: até 21 de março
Edital: http://bit.ly/EDITALBSB2060
Formulário de inscrições: http://bit.ly/FormularioInscricaoBSB2060
Repositório de sonhos: www.bsb2060.com (em breve)
Instagram: @bsb_2060