Da Redação
Foto: Divulgação
A partir da próxima segunda-feira, 28 de abril, o projeto EUNIC Jazz Express dá início às atividades da programação da Semana da Europa 2025, onde Brasília será palco de uma série de eventos que celebram a diversidade artística da União Europeia e promovem o intercâmbio cultural entre Brasil e Europa.
A primeira atividade vai reunir quatro músicos de países Europeus e do Brasil, em uma formação de quarteto inédita para três apresentações gratuitas na Escola de Música de Brasília (EMB), no Teatro Levino de Alcântara. Serão dois ensaios abertos: segunda-feira, 28 de abril, 18h30; terça-feira, 29 de abril, 16h30; E o Concerto em celebração ao Dia Internacional do Jazz, na quarta-feira, 30 de abril, às 19h30.
“A iniciativa promove o diálogo intercultural entre músicos do Brasil e da União Europeia por meio do jazz, e reforça o compromisso europeu com a promoção da diversidade e da inclusão cultural no país”, destaca Lara Campedelli, coordenadora da Eunic Brasília.
O quarteto internacional será formado por:
Aik Yehiian (bateria – Ucrânia)
Baterista com sólida trajetória nos palcos e estúdios na Ucrânia, Aik integrou a Orquestra do Teatro de Opereta de Kyiv e se apresentou em diversas cidades da Europa, incluindo Viena, Veneza, Berlim e Roterdã, com projetos de ópera e música contemporânea. Desde 2024, vive na Alemanha, onde segue se apresentando com grupos internacionais.
Flavio Rodrigues (guitarra – Espanha)
Guitarrista e cantor hispano-brasileiro de renome internacional. Começou seus estudos musicais aos 5 anos e, após se estabelecer em Madri em 1998, tornou-se uma referência no flamenco mundial. Vencedor de três prêmios no Festival de Música de Madrid em 2011, Flávio se apresentou ao lado de gigantes do flamenco como Miguel Poveda, Paco de Lucía, Chicuelo e Rocio Molina, além de artistas de outros estilos, como Yamandú Costa e Trilok Gurtu. Seu disco solo Anyway (2009) foi considerado um dos melhores do ano. Flavio também foi premiado com o Prêmio 100 Latinos em 2012 e compôs trilhas sonoras premiadas, incluindo para a exposição Picasso no Brasil. Em 2021, tornou-se Diretor Global de Guitarra Flamenca da EFA. Reconhecido pela sua contribuição artística, recebeu o título de “Doctor Honoris Causa – Flamenco Guitar” em 2024.
Jarry Singla (piano – Alemanha)
Pianista e compositor indo-germânico, segue uma linha musical que passa pelo jazz contemporâneo com influências musicais étnicas, especialmente da Índia. Sua trajetória inclui residências artísticas em cidades como Cidade do México, Nova York, Mumbai, Paris e La Paz. Entre seus projetos de destaque estão o trio Eastern Flowers, o Projeto Mumbai (em parceria com a Frankfurt Radio Bigband), além de parcerias com nomes importantes como Julian Argüelles, Olivier Ker Ourio e Markus Stockhausen. É também cofundador do coletivo SONIQ e criador do premiado webplayer GRAMOFON. Seu trabalho tem sido apoiado por instituições como o Goethe-Institut e apresentado em festivais e palcos renomados ao redor do mundo.
Oswaldo Amorim (contrabaixo – Brasil)
Contrabaixista, compositor e diretor musical, atua profissionalmente desde 1990. Já tocou ao lado de nomes como Hermeto Pascoal, Branford Marsalis e Buika. Professor da Escola de Música de Brasília desde 2003, possui mestrado em Jazz Performance pela Manhattan School of Music, em Nova York, onde estudou com Jeff Andrews e John Patitucci.
Sobre a Semana da Europa 2025
Organizada pela EUNIC (European Union Institutes for Culture) – rede formada por embaixadas e institutos culturais oficiais dos países membros da União Europeia no Brasil, a Semana da Europa 2025 terá uma intensa programação gratuita entre os meses de abril, maio e setembro.
Além do já mencionado EUNIC Jazz Express, também fazem parte da programação o Festival Cultural Europeu, que será realizado em 17 de maio, onde vai transformar o Museu de Arte de Brasília (MAB) em um espaço vibrante de cultura, sabores e arte. Com a participação de 18 representações europeias, o evento contará com uma estrutura com estandes institucionais com atividades culturais, apresentações artísticas no palco, oficinas infantis, área gastronômica, sorteios e muito mais.
E para encerrar o calendário em celebração a Semana da Europa 2025, a tradicional Mostra de Cinema Europeu será realizada no segundo semestre, em setembro, com exibições de filmes contemporâneos e clássicos em celebração ao Dia Europeu das Línguas. As sessões serão exibidas no Instituto Cervantes, e a programação completa será revelada em breve,
Dica:
Semana da Europa 2025 – EUNIC Jazz Express
De 28 a 30 de abril, segunda a quarta-feira
Horários:
Segunda-feira, 28 de abril 18h30 – Ensaio aberto ao público
Terça-feira, 29 de abril, 16h30 – Ensaio aberto ao público
Quarta-feira, 30 de abril, 19h30 – Concerto em celebração ao Dia Internacional do Jazz, na Escola de Música de Brasília.
Local: Escola de Música de Brasília (EMB), no Teatro Levino de Alcântara (Setor de Grandes Áreas Sul, Quadra 602)
Instagram: @semanadaeuropa