Foto: Divulgação
O inverno é o momento perfeito para convidar a família e os amigos para compartilhar pratos quentes e saborosos. O site Dicas da Capital preparou uma série com quatro deliciosas receitas elaboradas com os melhores queijos europeus e que prometem aquecer neste inverno.
A campanha “Abra seu Paladar”, promovida pelo CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira) em parceria com a União Europeia, sugere algumas receitas perfeitas para um clima invernal, todas elas utilizando um dos ingredientes mais adorados no continente europeu: queijos.
Batatas gratinadas ao Manchego, funghi secchi e presunto defumado – Aromático e de sabor intenso, o Manchego é um queijo de pasta espremida cozida que acrescenta personalidade ao prato e harmoniza perfeitamente com o presunto e o funghi.
Ingredientes:
– 600g de batatas
– 200 g de queijo Manchego
– 50 g de funghi secchi
– 150 g de presunto defumado (se preferir, pode usar bacon)
– ½ lata de creme de leite fresco
– 200 ml de leite
– 30 g de manteiga
– 1 dente de alho
– Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada moídas na hora
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Descasque as batatas e corte-as em rodelas de, aproximadamente, 1 cm de espessura. Corte o presunto defumado em cubos de 1 cm x 1 cm.
Em uma panela, junte o leite, o creme de leite e as batatas. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos ou até as batatas estarem cozidas.
Em outra panela, refogue o presunto, o alho e o funghi secchi (já hidratado) na manteiga. É importante seguir esta ordem.
Junte o presunto e o funghi à mistura de creme de leite e batatas, e misture bem.
5. Em um refratário, disponha as batatas e cubra-as com queijo Manchego ralado.
Leve o gratin para assar por cerca de 15 minutos ou até que esteja com a superfície dourada.
Rendimento: serve 4 pessoas
Dicas:
– Hidrate o funghi secchi em água fria. Deixe-o de molho por 30 minutos. Retire o funghi da água e esprema para o excesso d’água sair.
– Prefira as batatas de pele roxa. Elas contêm mais amido, o que ajuda a “colar” o gratin.
*Receita elaborada pelo chef Renato Carioni em parceria com o CNIEL.
Sobre: O CNIEL, Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira, foi criado em 1973 por produtores e processadores de leite. Seus principais objetivos são facilitar as relações entre ambos e promover uma imagem positiva do leite e produtos lácteos. Após quatro anos de presença no Brasil com diversas ações, o CNIEL promove atualmente – junto com a União Europeia – a campanha “Abra Seu Paladar”, dos queijos da Europa com o intuito de intensificar o consumo de queijos nos hábitos alimentares dos brasileiros.