Regida por Isaac Karabtchevsky a Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta na Catedral

Da Redação
Foto: Renato Mangolin

Orquestra Petrobras Sinfônica chega a Brasília para um Concerto Clássico, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, com obras de Gioachino Rossini, Radamés Gnattali e Piotr Tchaikovsky, com entrada gratuita, dia 30 de junho (sábado), às 19h, na emblemática Catedral Metropolitana.

E, no dia anterior, dia 29 de junho (sexta-feira), às 19h, para o concerto A Magia da Orquestra, um concerto infantil, a preços populares, no Sesc Ceilândia, com as trilhas sonoras de sucessos da Disney em versão sinfônica, sob a regência do maestro Anderson Alves.

Em 2009, o jornal inglês The Guardian apontou o maestro Isaac Karabtchevsky como um dos ícones vivos do Brasil. De fato, o regente, hoje com 88 anos, é um dos nomes mais consagrados do cenário musical internacional e motivo de muito orgulho para a cultura de nosso país. À frente da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 2003, ele retorna a Brasília no dia 30 de junho (sexta-feira), às 19h, para um Concerto Clássico com obras de Gioachino Rossini, Radamés Gnattali e Piotr Tchaikovsky. Com entrada gratuita, o concerto será realizado na emblemática Catedral Metropolitana, obra-prima do arquiteto Oscar Niemeyer e cartão-postal da cidade. Na ocasião, Karabtchevsky receberá o troféu de Melhor Regente com o qual foi agraciado, no início do mês, na sétima edição do Prêmio Profissionais da Música, em Brasília.

No dia anterior, 29 de junho (quinta-feira), às 19h, o público do Sesc Ceilândia conhecerá A Magia da Orquestra, um concerto infantil, a preços populares, com as trilhas sonoras de sucessos da Disney em versão sinfônica. Todas as famílias estão convidadas a desfrutar de um emocionante passeio pelas canções que marcaram a história do cinema como “Rei Leão”, “Frozen”, “Moana”, “Aladdin” e “Encanto”, com a participação especial dos cantores e dubladores Analu Pimenta e Marcelo Coutinho. A regência é do maestro Anderson Alves, que já esteve à frente de importantes conjuntos sinfônicos no Brasil e exterior, e estará conduzindo, pela primeira vez, a Orquestra Petrobras Sinfônica.

O concerto da Catedral Metropolitana será uma verdadeira celebração à música clássica. Em 2014, em comemoração ao aniversário de 80 anos do maestro Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Petrobras Sinfônica se apresentou no cartão postal de Brasília e está especialmente grata de retornar ao emblemático local para interpretar obras de memoráveis compositores que transitam, ao mesmo tempo, entre o popular e o erudito. A começar por uma das aberturas de ópera mais icônicas de Rossini, ´La Gazza Ladra’, seguida da ‘Sinfonia Popular nº 1’, de Radamés Gnattali, uma página genial que consegue exibir com maestria a diluição de fronteiras entre o clássico e o popular. Ao final, a Orquestra interpretará ‘Capricho Italiano´, de Pyotr Tchaikovsky, um dos maiores orquestradores de todos os tempos.

“Vamos interpretar temas populares da Itália, com Rossini e Tchaikovsky, e também do nosso folclore, com a Sinfonia Popular nº 1, de Radamés Gnattali. São composições repletas de vigor e energia. Todos estão convidados a celebrar conosco neste concerto gratuito e único na majestosa Catedral Metropolitana. Será um memorável encontro que traduz a retomada da música sinfônica pelo país”, afirma o maestro Isaac Karabtchevsky que, além de regente titular, é diretor artístico da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Feliz com o convite de reger a Orquestra Petrobras Sinfônica, o maestro Anderson Alves não esconde a ansiedade. “Neste concerto, em especial, mostraremos toda a diversidade de uma orquestra e seus arranjos com as inspiradoras músicas da Disney”. Já os cantores Analu Pimenta e Marcelo Coutinho contam que o universo Disney está presente em suas vidas desde pequenos. “Minha mãe costumava colocar os filmes para toda a família assistir e eu me encantava com as canções das animações”, conta Analu. “Assim como nós, tenho certeza de que o público vai se encantar com o concerto. Será inesquecível”, ressalta Marcelo.

Os concertos de Brasília fazem parte da turnê 2023 da Orquestra Petrobras Sinfônica, que já passou por São Paulo, Vitória, Curitiba e contemplará também as cidades de Goiânia e Recife em julho.

Dica:
Orquestra Petrobras Sinfônica – Turnê 2023
A Magia da Orquestra – Trilhas das Animações da Disney
Regência: Anderson Alves
Local: Sesc Ceilândia – QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte
Dia 29 de junho, 19h (quinta-feira)
Ingressos: a partir de R$ 5 na bilheteria do teatro
Bilheteria online: https://bileto.sympla.com.br/event/83528/d/197865/s/1336025
Duração: 60 min. Classificação etária: livre

Concerto Clássico
Regência: Isaac Karabtchevsky
Local: Catedral Metropolitana – Esplanada dos Ministérios lote 12 1
Dia 30 de junho, 19h (sexta-feira)
Ingressos: entrada franca
Lote 1 – distribuição de 300 ingressos na véspera do concerto por meio da plataforma Sympla;
Importante: ingressos válidos para entrada até as 18h30.
Lote 2 – distribuição de 400 senhas no local a partir das 18h.

Instagram: @petrobras_sinfonica @isaackarabtchevskyoficial