Rota Cívica, faça um passeio virtual pelos pontos do turismo cívico de Brasília

Da Redação
Foto:  Luís Tajes/Setur-DF

A Praça dos Três Poderes é palco de importantes decisões nacionais, além de ser uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Os monumentos e edifícios impressionam por sua beleza e forte simbologia, como a escultura “Os Dois Guerreiros”, de Bruno Giorgi, em homenagem aos bravos candangos que construíram Brasília. Os Três Poderes que dão nome à Praça são o Executivo (Palácio do Planalto), o Legislativo (Congresso Nacional) e o Judiciário (Supremo Tribunal Federal). Também fazem parte desse complexo cultural o Museu Histórico de Brasília, o Panteão da Pátria e da Liberdade e o Espaço Lucio Costa, que exibe em seu saguão uma impressionante maquete de Brasília. Todas essas atrações podem ser conhecidas de casa mesmo, por meio do Tour Virtual de Brasília. Elas estão disponíveis na Rota Cívica, que reúne 15 principais instituições governamentais, monumentos emblemáticos e outros locais históricos que marcaram a epopeia da construção da cidade. O tour virtual permite fazer uma viagem por 80 pontos turísticos imperdíveis de Brasília, separados por temas, e foi elaborado pela Setur por meio da plataforma Google Earth.

Um dos destaques da Rota Cívica é o Museu Vivo da Memória Candanga, instalado na antiga sede do Hospital Juscelino Kubitscheck de Oliveira. O local mantém a exposição permanente “Poeira, Lona e Concreto”, que narra a história de Brasília. Em seu acervo, o visitante encontra edificações históricas, peças, objetos e fotos da época da construção da nova capital. Também estão expostas peças de artesanato e arte popular, integrantes da “Casa do Mestre Popular” e da exposição “Renovação e Tradição – Novos Caminhos”.

Tradicionalmente, o Museu da Memória Candanga oferece cursos gratuitos para a população. Diante da pandemia, as aulas das “Oficinas do Saber Fazer” foram adaptadas para serem ministradas de forma on-line e devem estar disponíveis a partir do mês de julho. A primeira oficina será a de “Cartonagem Criativa”, que ensina técnicas de encadernação, corte, revestimento e outros procedimentos com papel artesanal. A gerente do museu, Eliane Falcão, acredita que a produção cultural não pode parar, e deve se adaptar ao novo momento. “Tanto o tour virtual quanto os cursos on-line são muito interessantes porque permitem que, mesmo no meio de uma pandemia, as pessoas possam ir atrás da cultura”, diz.

Outras seis rotas compõem o tour virtual: Rota da Paz, Rota Arquitetônica, Rota Cultural, Rota Náutica, Rota do Cerrado, e Rota Fora dos Eixos.

Fonte: Agência Brasília