Da Agência Brasília
Foto: Divulgação
Brasília se prepara para sediar mais uma edição dos Jogos Universitários do Distrito Federal (JUDF). As competições começam neste sábado (19) e vão até 19 de setembro, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL). São esperados mais de 600 atletas para o evento.
Destacando-se como encontro esportivo universitário nacional, o JUDF servirá como etapa classificatória para selecionar os representantes do DF para os Jogos Universitários Brasileiros 2023 e Jogos Universitários Brasileiros Praia 2024. Para a realização do evento, a SEL está investindo R$ 816 mil, recursos descentralizados do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE).
As disputas serão realizadas em diversos locais, incluindo o clube esportivo da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef), o ginásio de esportes da Associação dos Empregados da CEB (Asceb), o Centro Integrado de Educação Física (Cief) e a Arena Guaraense.
O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, enfatiza a importância em promover mais um evento voltado ao fortalecimento do esporte universitário. “É mais uma oportunidade para os atletas universitários mostrarem seu talento e dedicação. A Secretaria de Esporte e Lazer está comprometida em apoiar e fomentar o esporte, não apenas como uma atividade física, mas também como uma ferramenta de educação e integração social”, destaca.
A competição conta com um total de 23 modalidades, incluindo basquetebol, breaking, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, voleibol, wrestling e xadrez. Na categoria Praia, serão contempladas modalidades como basquete 3×3, beach hand, beach soccer, beach tennis, futevôlei, futmesa, skate, vôlei de praia e vôlei 4×4 misto.
Após a conclusão das seletivas, a edição 2023 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) está agendada para acontecer em Joinville (SC), com o início marcado para 14 de outubro. Enquanto isso, o JUBs Praia 2024 está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano, com o local a ser definido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Fonte: SEL