Espaço Cultural Renato Russo recebe II Encontro de Mamulengos do DF

Da Redação
Foto: Divulgação

A Associação Fuzuê de Arte e Cultura, em parceria com a Associação Candanga de Teatro de Bonecos – ACTB, realiza o II Encontro de Mamulengos do Distrito Federal. Integrando 14 grupos que compõem o Catálogo de Mamulengos do DF, o projeto promoverá apresentações, oficinas e diálogos abertos sobre essa genuína tradição cultural brasileira.  De 25 a 27 de maio, será realizada a etapa inicial, o Seminário de Formação, no Espaço Cultural Renato Russo.

Aberto ao público e com entrada franca, o seminário contará com apresentações culturais de mamulengo, mesas temáticas e oficina. Dentro da programação, será realizado também o lançamento do Catálogo de Mamulengos do Distrito Federal, onde são apresentados mestres, mestras e brincantes de Mamulengo do DF e entorno. Paralelo aos espetáculos e debates, o público poderá prestigiar uma exposição de malas e bonecos, aberta a visitação durante os três dias de programação.

O Mamulengo é uma forma de expressão cultural de origens nordestinas, reconhecida como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, desde 2015. O II Encontro de Mamulengos do DF é realizado pela Associação Candanga de Teatro de Bonecos – ACTB, em parceria com a Associação Fuzuê de Arte e Cultura. Conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF e com apoio da Superintendência do Iphan-DF.

O inventário de registro nacional do Mamulengo (Teatro de Bonecos Popular do Nordeste) constatou que o Distrito Federal é a unidade da federação com o maior número de brincantes e grupos de mamulengo fora da região Nordeste. Diante dessa efervescente cena, bonequeiros e brincantes locais apresentarão à Secretaria de Cultura, com o apoio do Iphan-DF, pedido de reconhecimento e registro do Mamulengo como patrimônio cultural distrital. A entrega simbólica do pedido será realizada na abertura do Seminário de Formação, na manhã do dia 25, e busca fortalecer políticas públicas locais de salvaguarda.

Programação:
Exposição de malas e bonecos
25/05  |  quarta-feira
·  9h às 10h30: Abertura com representantes da ACTB, Departamento de Patrimônio Imaterial e Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan, Superintendência do Iphan-DF, Secretaria de Cultura (SECEC-DF) e Secretaria de Educação (SEEDF) e Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal
·  10h30 às 11h15: Espetáculos de Mamulengo e entrega simbólica do Pedido de Registro Distrital
·  13h30 às 16h: Lançamento do Catálogo de Mamulengos do DF – com Maria Villar. Mesa temática “A História do Mamulengo no Distrito Federal” – com Chico Simões, Aguinaldo Algodão, Tetê Alcândida, Josias Wanzeller, Carlos Machado e membros do  Iphan-DF (mediação).
·  17h: Espetáculo com grupos integrantes do Catálogo de Mamulengos do DF

26/05 | quinta-feira
·  9h30 às 12h: Mesa temática on-line “Centros de Referência em Teatro de Bonecos” – com representantes do Museu de Topic Tolosa (Espanha), Museu do Mamulengo (Glória do Goitá/PE), Trapusteros Teatro (DF) e Izabela Brochado (mediação)
·  13h30: Oficina de projetos “Como viabilizar um Centro de Referência no DF? Experiências, formatos e possibilidades” – com o Iphan-DF

27/05 | sexta-feira
·  9h às 11h: Roda de conversa “Calendário cultural do mamulengo no DF e ações de salvaguarda contínuas” – com representantes da SECEC, SEE, Iphan e bonequeiros
·  11h às 11h30: Espetáculo com grupos integrantes do Catálogo de Mamulengos do DF

Dica:
II Encontro de Mamulengos do DF
Etapa Inicial
Seminário: 25 a 27 de maio
Local”Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Instagram: @actb_teatro_de_bonecos

Publicidade