CCBB Brasília recebe Cia. Os Buriti com atrações para crianças e adultos

Da Redação
Foto: Divulgação

De 16 de janeiro a 8 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe a Ocupação Os Buriti – 30 anos. Comemorando três décadas de histórias, a programação, voltada a diferentes faixas etárias, é composta por três espetáculos da Cia: “À Beira do Sol”, “Depois do Silêncio” e “Cantos de Encontro”. A agenda completa e os ingressos para a mostra estão disponíveis no site do CCBB Brasília e na bilheteria do CCBB.

Com uma criação de repertório contínua, a companhia teatral segue motivada a criar histórias que emocionem e apresentem conteúdos significativos para nutrir a imaginação do público, de acordo com a criadora do grupo, Eliana Carneiro. “Criar nos leva para territórios desconhecidos e isso é desafiante, instigador, divertido. Tudo junto e misturado. Às vezes, o impulso para criar vem de estarmos juntos enquanto grupo, revelando e experimentando as nossas potências”, avalia.

Em cartaz de 16 a 25 de janeiro, com sessões às 19h, às sextas, e às 16h, aos sábados e domingos, “À Beira do Sol” é um solo interpretado por Naira Carneiro, que também assina a direção e a dramaturgia juntamente com Duda Rios (Cia Barca dos Corações Partidos). A montagem propõe uma imersão poética no universo da loucura e do inconsciente. A criação se inspira nos artistas Arthur Bispo do Rosário e Profeta Gentileza, e também nos relatos da psiquiatra Nise da Silveira. A peça é apresentada em sessão extra em 22 de janeiro (quinta), às 19h. Ingressos já estão disponíveis na bilheteria física do CCBB e no site.

A obra acompanha a trajetória de Arian, que ouve vozes dizendo que o Astro Rei vai se pôr para nunca mais voltar. Ela, então, passa a vigiar o Sol para impedir que o mundo fique para sempre na escuridão. O espetáculo recebeu 19 indicações a prêmios nacionais, como a de melhor espetáculo infantil pelo Prêmio APTR (Associação de Produtores de Teatro) e a de melhor atriz no Prêmio CBTIJ.

O segundo espetáculo a integrar a programação da Ocupação Os Buriti 30 anos é “Depois do Silêncio”, com direção artística e coreografia de Eliana Carneiro. A atração se baseia em fatos reais da vida da menina Helen Keller (1880-1968), que perde a visão e a audição com poucos anos de idade e passa a viver em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir desse encontro, Anne inicia a árdua tarefa de ensinar libras tátil e possibilitar que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior.

A montagem tem no elenco Camila Guerra e Naira Carneiro, que interpretam Anne Sullivan e Helen Keller, e Renata Rezende, atriz surda, que apresenta ao público um contexto atual e autobiográfico, criando um contundente diálogo paralelo entre as personagens de 1890 e os dias de hoje. A peça é bilíngue, encenada em português e em libras pelas próprias atrizes, o que a torna acessível para pessoas surdas. A montagem fica em cartaz nos fins de semana de 30 de janeiro a 1º de fevereiro e de 6 a 8 de fevereiro, com sessões sempre às 19h.

“Cantos de Encontro”, espetáculo em cartaz há 14 anos, encerra a programação.

Voltado para crianças de todas as idades, a obra apresenta canções autorais, histórias, dança e manipulação de bonecos. Em cena, quatro intérpretes apresentam diferentes ritmos da música popular brasileira em um espetáculo que já encantou públicos no Brasil e no exterior, com passagens por 40 cidades brasileiras e seis países europeus. “Cantos de Encontro” tem sessões nos dias 31 de janeiro, 1º, 7 e 8 de fevereiro, sempre às 16h.

Três décadas
Criada em 1995 por Eliana Carneiro, a Cia Os Buriti – Teatro de Dança se dedica à criação de espetáculos para todas as idades, unindo diferentes linguagens artísticas. A companhia é formada pela diretora e atriz Eliana, seus filhos Naira Carneiro e Guian Carneiro, pelas atrizes Camila Guerra e Renata Rezende e pelos músicos Jorge Brasil, André Togni, Daniel Pitanga, Marília Carvalho, Diogo Vanelli e Carlos Frazão.

Ao longo de sua trajetória, o grupo criou 16 espetáculos autorais, gravou três álbuns musicais, lançou três livros infantis, produziu dois curtas-metragens e 14 videoclipes. Desde 2020, realiza ações artísticas e educacionais contínuas no Espaço Cultural Casa Buriti. A companhia já se apresentou em diversas cidades brasileiras e em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Áustria, Grécia, Índia, México, Paraguai e Romênia, participando de importantes festivais e encontros de teatro, dança e música.

Parceria
O Centro Cultural Banco do Brasil e a Cia. Os Buriti mantêm parceria sólida desde 2006 com a montagem do espetáculo “Cordas e Contos”. Em 2016, essa união foi reafirmada com o espetáculo “Kalo – Filhos do Vento”. Em seguida, a companhia foi convidada a conceber e realizar a instalação e a performance de abertura do Museu Permanente do CCBB. Foi no palco do Centro Cultural que os últimos espetáculos da companhia, “À Beira do Sol” e “Depois do Silêncio”, tiveram suas estreias.

Dica:
Ocupação Os Buriti – 30 anos
De 16 de janeiro a 8 de fevereiro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

– “À Beira do Sol”
16 a 25 de janeiro
Sextas, às 19h
Sábados e domingos, às 16h
Sessão extra em 22 de janeiro (quinta), às 19h
Sessão do dia 23/01 com intérprete de Libras
Classificação Indicativa: Livre

– “Depois do Silêncio”
30 de janeiro a 8 de fevereiro
Sexta a domingo, às 19h
Espetáculo bilíngue (Português e Libras)
Sessão do dia 07/02 com audiodescrição
Classificação Indicativa: 12 anos

– “Cantos de Encontro”
31 de janeiro a 8 de fevereiro
Sábados e domingos, às 16h
Sessão do dia 01/02 com intérprete de Libras
Classificação Indicativa: Livre

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Pontos de venda: ccbb.com.br/brasilia/programacao e na bilheteria física do CCBB