A partir de 30 de abril o uso de máscaras é obrigatório no DF

Da Redação
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 23 de abril, o governador Ibaneis Rocha decretou o uso obrigatório de máscaras nas ruas do Distrito Federal, por conta da pandemia do novo coronavírus. A norma, que deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial do DF, começa a valer a partir de 30 de abril. Segundo o texto, quem descumprir a ordem está sujeito às advertência, multa, além de de um mês a um ano de detenção. O texto afirma que o produto deve ser utilizado em “espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte coletivo, e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços” da capital.

O decreto afirma que os estabelecimentos devem impedir a entrada e proibir a permanência de pessoas sem máscaras. De acordo com o texto, a regra vale enquanto estiver em vigor o decreto de situação de emergência por conta da Covid-19.

O uso obrigatório das máscaras é uma das medidas tomadas pelo governo do DF para permitir a reabertura do comércio a partir do dia 4 de maio. Segundo o decreto, o recomendado é que as pessoas usem máscaras feitas em casa.

O GDF afirma que vai doar o produto à população que não tenha acesso, em locais a serem divulgados. Ainda de acordo com o texto, as empresas fabricantes do material devem priorizar a entrega a profissionais de saúde e, em seguida, a trabalhadores de serviços essenciais.