Da Redação
Foto: Júnior Behrens
O bar e restaurante Marcozero é o mais novo ponto de encontro que conecta histórias, pessoas e sabores, no coração da capital. Com pratos autorais, elaborados com ingredientes do Cerrado e técnicas contemporâneas lideradas pelo chef Enzo Pacelli, o novo espaço oferece coquetelaria inovadora, mobiliário e intervenções artísticas exclusivas de grandes artistas da cena cultural brasiliense.
Localizado na 202 Sul, entre o Eixão e o Eixinho, atrás do Posto BR, o restaurante nasce entre o passado e o presente, o concreto e o Cerrado, o clássico e o contemporâneo, em um espaço onde Brasília se traduz em formas, sabores e experiências.
O cheff Enzo Pacelli tem uma história de 20 anos na gastronomia da capital da República, passando por vários restaurantes desde o início da sua carreira. “Vamos trazer para o Marcozero um monte de referências da cidade, a gente ama ser candango. A essência da comida boa vai continuar. Vamos continuar trabalhando com os nossos petiscos e grelhados famosos, mas vem novidade e ainda mais Brasília no cardápio”, antecipa o cheff, que destaca a cozinha contemporânea mesclada com ingredientes e raízes da cidade.
Até o início deste ano, Enzo liderava o The Salt, Restaurante Container, projeto a partir do qual surgiu a ideia de ampliar os negócios e a operação.
Brasília como referência
“Nosso restaurante é um polo cultural, com eventos periódicos, incluindo música ao vivo de quinta ao domingo e exposições de arte, com destaque para os artistas locais. Aos domingos teremos nosso evento de maior público, quando aproveitamos o Eixão do Lazer e todo gramado que temos disponível”, avisa o empresário e sócio do empreendimento Felipe Amaral. “Vemos muitos negócios com referências e inspirados em outras cidades e até outros países, e sentimos falta de um espaço que refletisse a cultura da nossa cidade, trazendo o orgulho de sermos brasilienses”.
Localizado a apenas 350 metros do Banco Central, cada cantinho do espaço de 144 metros quadrados foi pensado para proporcionar a melhor experiência possível para os frequentadores. A designer Thaís Borges é a responsável pelo projeto do restaurante. “Eu fiz a curadoria de todo o espaço. A gente trouxe vários designers da cidade, que são referências, para criarem peças e trazerem o que há de melhor inspirado em Brasília, para transmitir a essência da capital”, detalha Thaís.
A designer de interiores e artista têxtil Camila Monturil trabalha com espaços há dez anos e o Cerrado sempre foi uma inspiração para a profissional. “Quando eu recebi o convite para participar do Marcozero, a primeira coisa que me veio à cabeça foram as curvas da cidade que tem não só na arquitetura e no urbanismo da capital, mas também no dia a dia. A perspectiva que a gente tem da vista superior das tesourinhas é a mesma ideia que eu quis implementar. A gente vendo por baixo a luminária é a totalidade das junções e das intersecções das tesourinhas, que são curvas, conexões, formatos e perspectiva de ligação da cidade”, explica Camila sobre a luminária que tem a sua assinatura.
O grafite ficou por conta de Daniel, mais conhecido como Toys. “Eu achei super legal, porque o Marcozero tem uma cara urbana, combina muito com o estilo do meu trabalho. A principal inspiração é Brasília. Eu adoro pintar a cidade, o céu, os monumentos. O pôr do sol daqui é mágico, por isso eu quis trazer um pouco dessa energia e do Lago Paranoá”, explica o artista.
O espaço ainda conta com painel de Daniel Jacaré; instalação artística do Orestes Vaz; cadeiras inspiradas nos monumentos da cidade, desenvolvidas pelo coletivo Azo Colab; banquetas do bar do renomado designer Danilo Valle, premiado internacionalmente por suas peças; identidade visual assinada por Danilo Barbosa, responsável pela criação do icônico sistema de sinalização da capital federal, designer floral assinada pelo Higor Lima e azulejaria de Wilson Romão.
Dica:
MarcoZero
Atrás do Posto BR, entre o Eixinho e o Eixão, na 202 Sul
Instagram: @marcozerobsb