Da Redação
Foto: Paula Carrubba
Entre os dias 9 e 25 de novembro, a Biblioteca Pública de Brasília vai receber oficinas gratuitas de escrita criativa, zine, narrativas urbanas e lambe-lambe. Realizado pelo Coletivo Transverso, o projeto Cada caminho é um poema pretende abordar com jovens e adultos aspectos da arte urbana e utilizar a escrita para a libertação da criatividade no contexto sociopolítico atual.
Para Patrícia Del Rey, uma das idealizadoras do projeto, integrante do Coletivo Transverso, essa é uma oportunidade de aproximar os jovens da criação literária. “A nossa ideia é incentivar a criação poética em suportes variados, desmistificando a poesia e aproximando a mesma ao cotidiano dos participantes das oficinas. Trabalharemos as dramaturgias urbanas das cidades visitadas e ampliaremos a discussão sobre as urbes. Pra gente é um prazer oferecer oficinas gratuitas para toda comunidade e movimentar as bibliotecas públicas do DF”, ressalta.
Oficina Escrita Criativa e Zine
Os participantes serão estimulados a construir imagens, frases, tipografias, texturas através do inconsciente, de forma espontânea e íntima. A partir desse material levantado, serão utilizadas técnicas de diagramação e colagem para fazer um zine (revista, feita de forma artesanal, com tiragem reduzida).
Oficina de Narrativas Urbanas
A oficina tem como objetivo a criação de poesias sonoras a partir da criação textual, produção de roteiro e experimentações de sonoplastia. Ao final da oficina serão criadas pílulas poéticas que serão disponibilizadas ao público através de códigos QRs que levam ao acesso dos arquivos de áudio.
Oficina de Lambe-Lambe e Intervenção Poética
Produção de cartazes com os poemas criados pelos participantes, abordando os temas discutidos na parte teórica, e uma colagem coletiva desses materiais. Será realizada uma intervenção urbana com a colagem dos cartazes na rua aos arredores das bibliotecas.
Coletivo Transverso
Formado em Brasília em janeiro de 2011, o Transverso vem estudando e misturando diversas linguagens artísticas como a literatura, as artes visuais, a fotografia, o vídeo-poema, a arte digital e a dramaturgia da urbes. O foco do Coletivo é despertar um olhar poético ao cotidiano dos passantes, retirá-los do olhar passivo e rotineiro, por meio da realização de intervenções artísticas no espaço público utilizando-se de técnicas como stencil, lambe-lambe, audiovisual e performance.
Dica:
Cada Poema é um Caminho – Oficinas gratuitas do Coletivo Transverso
Gratuito
Idade mínima: 15 anos
Na Biblioteca Pública de Brasília, EQS 312/313
Inscrições abertas: https://bit.ly/3DgAmj2
9, 10 e 11 de novembro – Das 14h às 18h
Oficina de Escrita Criativa e Zine
16, 17 e 18 de novembro – Das 14h às 18h
Oficina de Poesia Sonora
21, 23 e 25 de novembro – Das 14h às 18h
Oficina de Lambe-lambe
25 de novembro – Das 17h às 19h
Sarau Cada Caminho é um Poema
Exposição e Distribuição de Zines e Lambes, microfone aberto, troca de Livros, bate-papo, Poeta convidada: Cristiane Sobral. Com intérprete de libras.