Foto: Divulgação
Depois do hiato de cinco anos, o Instituto Biodiversidade Tecnologia e Sustentabilidade (Biotec) retoma a Feira Internacional de Pesca & Náutica, em Brasília. O evento, que ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro, no Parque Morro Asa Delta, no Lago Paranoá, terá palestras, workshops, competições esportivas ligadas à pesca, apresentações de esportes náuticos e exposição de artigos de pesca, náutica e materiais esportivos. Paralelamente à Feira, a organização do evento promove o Simpósio de Biodiversidade Brasileira que irá debater a preservação do meio ambiente e temas como a importância da pesca esportiva e amadora na preservação ambiental e a segurança náutica.
Nesta edição, a Feira receberá o biólogo e apresentador, Richard Rasmussen, que participará de diversas atividades no evento e apresentará a palestra Peixes Esportivos Brasileiros, na tarde de sábado, na área dedicada ao Simpósio. Além disso, o evento terá a participação de grandes nomes da pesca e náutica como a pescadora e apresentadora do programa “Melhores Destinos”, Laís Vanessa, do apresentador da “Arte do Atado”, Betinho Oliveira, do instrutor de pesca, Rodriguinho Fly, e do especialista em fly fishing e pesca com isca artificial, Giovani Papa.
Segundo o presidente da Biotec e idealizador da Feira, João Santos Horvath Júnior, Brasília foi escolhida para a realização do evento devido à estrutura turística da cidade, a qualidade do Lago Paranoá e a posição da cidade no ranking de frotas náuticas. “Brasília tem uma capacidade turística impressionante para receber eventos de pequeno, médio e grande porte, além de ter um lago que beneficia a execução de eventos de náutica e pesca. Fora isso, o Distrito Federal possui a maior renda per capita e a terceira maior frota de embarcações náuticas do país, o que atrai empresários interessados em atender as necessidades dos pescadores esportivos da capital”, afirma Júnior.
A expectativa é que o evento movimente mais de R$1 milhão em negócios e gere, em média, 1.500 empregos diretos e indireto, considerando o efeito multiplicador no mercado. Além disso, são esperadas cerca de 15 mil pessoas nos três dias de Feira, inclusive a participação de 500 crianças das escolas rurais do Distrito Federal. “Nós preparamos o transporte, lanche e muito aprendizado para a garotada das escolas públicas. Precisamos conscientiza-las da importância de preservar o meio ambiente e nada melhor do que aprender brincando, por isso, além das palestras e apresentações, será montado um tanque com peixes vivos para elas conhecerem sobre a pesca esportiva, o pesca e solta como chamamos”, comenta o presidente da Biotec.
Durante a 4ª Feira Internacional de Pesca & Náutica haverá competição de três torneios: Pesca, onde será obrigatório o pesque-e-solte; Arremesso de Precisão, feito com vara e isca artificial em seis obstáculos de tamanhos diferentes; e o AirSoft, com armas de pressão que atiram projéteis plásticos não-letais. A primeira disputa, Pesca, será realizada no sábado (15), a partir das 7h, e os outros dois no domingo (16), a partir das 10h.
Além disso, o evento ainda terá o primeiro Torneio da Mentira, onde os pescadores deverão criar histórias exageradas de sucesso na pesca. A data e o horário ainda serão definidos.
Para participar das competições os interessados deverão se inscrever previamente pelo site www.feirapescaenautica.com. Todas as disputas terão premiações.
Apesar de não ser uma região litorânea, o DF possui a terceira maior frota náutica registrada do país e a primeira por número de habitantes. Tendo em vista a quantidade de embarcações no Lago Paranoá, o evento contará com exposição de empresas conceituadas do ramo, desde pequenas embarcações até iates luxuosos. Serão cerca de 30 estandes com venda e exposição de equipamentos de pesca, material esportivo, tecnológicos, ambientais e artesanatos.
A 4ª Feira Internacional de Pesca & Náutica também marcará a comemoração de 58 anos do Lago Sul. A comemoração será na abertura oficial da Feira, na sexta-feira (14), às 20 horas.
Dica:
4ª Feira Internacional de Pesca & Náutica
Dias 14, 15 e 16 de setembro. Das 10h às 22h (sexta e sábado) e das 10h às 20h (domingo); com exceção do Torneio de Pesca que terá início às 7h, no sábado.
Local: Parque Morro da Asa Delta (SHIS QI 12 – Lago Sul)
Entrada e estacionamento: gratuitos
Mais informações: www.feirapescaenautica.com
Programação:
Sexta-feira (14/09)
10h – Abertura do Evento
10h30 às 11h30 – Oficinas infantis
14h30 às 16h30 – Oficinas Infantis
16h – Workshop de Arremesso de precisão – vara e carretilha
17h – Distribuição de Brindes e tarde de autógrafos – Fish TV (fishtv.com)
19h30 – Abertura Oficial do Evento
20h – Palestras de Boas Vindas – Richard Rasmussen e Fish TV
20h30 – Leitura do Regulamento do Torneio de Pesca
21h – shows regionais
22h – Encerramento primeiro dia
Sábado (15/09)
7h – Largada do Torneio de Pesca – Categoria Motorizada
7h30 – Largada do Torneio de Pesca – Categoria Caiaque
10h – Abertura do Simpósio – Temas diversos – pelestras ambientais
14h30 – Continuação do Simpósio
15h – Workshop de Arremesso de precisão
15h30 – Distribuição de Brindes e tarde de autógrafos – Fish TV
17h – Encerramento do Torneio de Pesca – Categoria Motorizada
17h30 – Encerramento do Torneio de Pesca – Categoria Caiaque
19h – Entrega da premiação do Torneio
19h30 – shows regionais
22h – Encerramento segundo dia
Domingo (16/09)
10h – Workshop Fly Fishing – Betinho – Fish TV – pesquizar
10h – Torneio de Arremesso de Precisão
11h30 – Entrega da premiação do Torneio
15h – Torneio de Tiro Esportivo
16h – Distribuição de Brindes e tarde de autógrafos – Fish TV
16h30 – Encerramento do Torneio de Tiro Esportivo
17h30 – Encerramento das palestras
19h30 – shows regionais
20h – Encerramento oficial do Evento
Atividades Extras
– Teste drive de embarcações
– Tanque de pesca infantil
– Limpeza da orla do Lago – Mergulhadores
– Workshop de Arremesso de precisão
*Programação sujeita a alterações de acordo com as necessidades do evento