Da Redação
Fotos: Divulgação
Sucesso de público no Rio de Janeiro e em São Paulo, com mais de 100 mil visitantes em cada estado, a exposição imersiva “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas Coreanas” chega a Brasília este mês. Depois de bater o recorde de público do MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói desde a inauguração do espaço projetado por Oscar Niemeyer em 1996, a mostra ocupará o primeiro piso do Shopping Pátio Brasil, convidando o público para um mergulho na milenar cultura coreana. “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas Coreanas” revela uma das mais populares tradições culturais do país, com 1.200 lanternas coloridas de seda que dialogam com elementos cenográficos contemporâneos. O espaço será ocupado por túneis coloridos formados por lanternas de seda originais da cidade de Jinju, que desde 2003 sedia um dos mais tradicionais festivais culturais do país.
A tradição das lanternas de seda começou na 1ª Batalha da Fortaleza de Jinjuseong, durante a Guerra Imjin (1592-1598), entre 3.800 soldados do Exército Suseong (Coreia), que protegiam o castelo, e 20.000 soldados japoneses. Os coreanos usaram a lanterna no Rio Namgang em uma noite escura para avistar os japoneses, impedindo-os de cruzar o rio. Além de tática militar, as lanternas também foram usadas para enviar recados aos familiares fora da fortaleza. Mais tarde, a população da cidade de Jinju começou a lançar lanternas no Rio Namgang para homenagear as almas dos soldados que se sacrificaram, como símbolo de resistência.
A tradição deu lugar ao Festival Jinju Namgang Yudeung como um evento de destaque na Coreia, que é conhecido internacionalmente e todo ano reúne mais de 2 milhões de pessoas. A festividade foi designada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo como o festival representativo da Coreia e ainda foi selecionada como um festival de luxo global de desenvolvimento da Coreia por 5 anos consecutivos.
A exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas Coreanas” foi organizada pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, dirigido por Cheul Hong Kim, e pela Prefeitura de Jinju. Realização do Fundo de Envolvimento da Indústria, Comércio e Turismo (FEICOTUR), curadoria da jornalista Ana Cláudia Guimarães, coordenação da NSM Produções e Eventos, projeto e execução HKB. Apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.
Dica:
“Luzes da Coreia – Festival de Lanternas Coreanas”
De 24 de janeiro a 24 de abril. De segunda a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 12h às 20h
Local: Shopping Pátio Brasil, 1º Piso
Ingressos: R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)
Pontos de venda: no local e on-line pelo Sympla