Foto: Milton Magela

De 15 e 18 de novembro, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília sediará a maior exposição fotográfica coletiva do mundo, “A Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo”. A superexposição reúne mais de 2 mil cliques de fotógrafos das mais diversas vertentes e traz ao público da região Centro-Oeste atividades que abraçam o universo da imagem e da cultura. Além da coletânea com registros produzidos por profissionais e amadores nacionais e internacionais, o evento oferecerá workshops fotográficos, talks com ícones da fotografia, leilão de obras fotográficas, estandes de empresas de tecnologia da imagem, museu da fotografia, leitura de portfólios, e uma série de atividades que envolvem música, moda, desfiles, cenários humanizados e pockets cênicos fotografáveis, além da premiação do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS). O evento, com entrada gratuita, é para todas as idades, para quem gosta de apreciar a arte e a fotografia, sejam amadores ou profissionais, leigos ou especialistas.

A organização da Expo aguarda um público de 30 mil pessoas. Os fotógrafos interessados em fotografar as diversas atrações da Expo, e elas serão muitas nos quatro dias de Expo, podem fazer o credenciamento gratuito emhttps://brasiliaphotoexpo.com.br/. Toda a programação da Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo também se encontra no site.

Assim como o BPS, a Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo tem uma proposta inclusiva. Trabalhos de fotógrafos deficientes visuais e auditivos, de índios, de cadeirantes, de downs, de refugiados, catadores de lixo e cidadãos que em pleno século 21 ainda precisam lutar contra a exclusão social estarão entre as 2 mil fotos em exposição, compondo a coletânea em cartaz nos quatro dias de evento. Os talks e workshops com ícones da fotografia também serão gratuitos. Nomes como Júnior Luz, Leandro Nunes, Carlos Nascimento e Henrique Ferrera, além dos talentos de Brasília comoBento Vianna, Clausem Bonifácio, Daniel Zukko, Cleber Medeiros e Edu Vergara estarão compartilhando experiências e batendo um bom papo com os amantes da fotografia nos momentos dedicados ao encontro com o público.

A mostra estará subdividida em alas para a melhor circulação do público. Brasília terá uma especialmente dedicada a ela com cliques que deixam claro que a capital é uma das cidades mais fotografáveis do planeta, e um dos motivos para sediar a Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo. Meio ambiente, esporte, cliques de fotoclubes também terão alas próprias. Os fotógrafos que estarão nos talks e palestras também expõem em spots próprios.

Shows musicais com artistas da cidade animam a Expo (veja programação no site). Pablo Fagundes, Célia Rabelo, Esdras Nogueira, Félix Júnior, a banda Passo Largo e o grupo Chorando Baixinho, Marcos Cabrera Funky Blues Duet e Veramares Duo fazem shows nos quatro dias, sempre às 12h e 18h30, na Praça de Alimentação. Sim, um oásis gourmet será um ponto de encontro para os visitantes da Expo. Produtos e produtores da rede Slow Food e Fic Brasile (Federação Italiana de Cozinheiros) desembarcam nesse espaço com delícias produzidas em Brasília e região a preços acessíveis. O spot também receberá chefs reconhecidos e o Espaço do Vinho, com venda de taças de espumantes e vinhos nacionais e internacionais. Para os curiosos ou aficionados pela fotografia gastronômica, uma dica: o fotógrafo Gustavo Gracindo bate papo com o público sobre seu segmento.

A criançada não pode ficar de fora. O Grupo Ciranda anima a Cidade da Fotografia com uma brinquedoteca e oficinas temáticas para a garotada e a Cia Néia e Nando faz uma maratona de espetáculos infantis a preços convidativos. Os personagens da trupe, sempre muito bem caracterizados, circularão pela Cidade da Fotografia para serem fotografados. Também estão previstos tours fotográficos no sábado e domingo da Expo. “Ano passado fizemos um tour que rendeu imagens belíssimas com fotógrafos que vieram para a festa de premiação do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show. Foi uma experiência incrível. Brasília impressiona profissionais e amadores e vê-la pelos olhos de quem não vive aqui o dia-a-dia é muito bacana”, relata Edu Vergara. “A Expo será um marco na cidade, uma festa para brasileiros e estrangeiros. Brasília merece eventos desse porte e o público é nosso convidado de honra”, acrescenta Rodrigo Nimer, diretor executivo da Expo.

Dica:
Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo
De 15 a 18 de novembro. Quinta, das 12h às 22h; Sexta e sábado, das 10h às 22h; Domingo, das 10h às 21h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
– Toda a programação está disponível em https://brasiliaphotoexpo.com.br/
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here