Da Redação
Foto: Divulgação
Nos dias 25 e 26 de maio, no CCBB Brasília, acontece a feira “Saberes e Sabores de Goiás”. O evento celebra a riqueza cultural do artesanato e da gastronomia do estado de Goiás. A entrada é gratuita.
A feira vai fazer um intercâmbio cultural enriquecedor, onde será possível conhecer mais as tradições goianas por meio de uma variedade de expressões artesanais e culinárias. Uma ótima oportunidade para artistas e artesãos locais divulgarem seus trabalhos, e para o público apreciar e adquirir produtos únicos.
Diversos aspectos da cultura goiana são contemplados na feira, que também é uma ação de valorização do empreendedorismo regional, e se alinha ao propósito da Fundação Banco do Brasil,que colaborou com sua visão sobre o tema na curadoria do evento.
– Artesanato: uma seleção de cerâmicas, arte e decoração, além de cristais que simbolizam a identidade cultural de Goiás;
– Cosmetologia natural com insumos do cerrado;
– Manualidades: tecelagens, bordados, biojoias, entre outros; e
– Gastronomia: o melhor da culinária goiana, incluindo compotas, geleias, pães e uma variedade de doces tradicionais, além de praça de alimentação com uma variedade de pratos regionais, como a galinhada com pequi do Chico Chicó e as delícias do Meu Bem Caldos.
Confira os expositores:
– Casa de Alícia
Arte e decoração com temática do cerrado / Goiás.
– Cuidados do Cerrado
Cosmetologia natural feita com insumos do cerrado / Goiás.
– Instituto Maria do Barro
Peças com temas relacionados à cultura do cerrado / Goiás.
– Empório Gourmet
Doces, compotas, geleias.
– Empório Agridoce
Doces, compotas, geleias, pães.
– Rosas de Açúcar
Mulheres doceiras de Valparaíso de Goiás, especialistas em suspiros.
– Arte Capital
Artesanato em homenagem ao cerrado, ipês e árvores.
– Associação de Bordadeiras As Três Baianinhas
Projeto que visa valorizar a arte de bordar, e gerar renda para mulheres do entorno de Brasília.
– Aflorar de Gaia
Biojoias feitas com flores do cerrado e resina
– Caleidoscópio Almeida
Caleidoscópios feitos em cerâmica
– Rede de Comunidades que Sustentam a Agricultura em Brasília
Alimentos orgânicos oriundos produzidos por comunidades sustentáveis
– Saholi Chás & Blends
Chás naturais com insumos locais
Interação e Acessibilidade
A organização da feira visa facilitar o fluxo de visitantes e promover a interação entre os expositores e o público. A disposição das barraquinhas e food trucks ao longo do vão central permite que os visitantes experimentem a feira de maneira confortável e acessível.
E por falar em acessibilidade, a ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.
A van fica estacionada próximo ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso no site, na bilheteria física do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede a entrada na van. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.
Confira os horários:
Biblioteca Nacional – CCBB: 12h, 14h, 16h, 18h, 20h
CCBB – Biblioteca Nacional: 13h, 15h, 17h, 19h, 21h
Curadoria e coerência cultural
A curadoria da feira é fundamental para que cada item exposto não apenas representa a cultura de Goiás, mas também ressoe a inspiração poética de Cora Coralina, que é tema da programação cultural em cartaz no CCBB Brasília, no mesmo período, realçando a diversidade, representatividade, protagonismo e expressividade femininos que se destacam na feira.
Dica:
Saberes e Sabores de Goiás – feira de artesanato e gastronomia
Dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo, das 10h às 20h
Local: Vão Central do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves)
Entrada gratuita, sem retirada de ingresso
Classificação indicativa: Livre
Instagram: @ccbbbrasilia