Da Redação
Foto: Divulgação
Para ampliar as possibilidades de interação do visitante com as exposições e outras programações em cartaz, o Centro Cultural do Banco do Brasil desenvolve o programa CCBB Educativo, que inicia 2022 com novas atividades para toda a família. E para o mês de fevereiro, o público poderá imergir no universo da Exposição “Espelho Labirinto”, por meio de atividades lúdicas que exploram diversas linguagens, caminhos para conhecer e interagir com a riqueza da arte contemporânea brasileira. São cinco atividades diferentes, englobando as áreas de literatura, música, teatro e muito mais!
Aos finais de semana, em A Hora do Conto, histórias da cultura popular são apresentadas, destacando conceitos e conteúdos da exposição. Educadores e músicos vão contar a história da Casa dos Espelhos e O espelho da princesa, fazendo o público refletir sobre o que é possível enxergar através do espelho: o eu, o outro, o dentro ou o fora de si? A Lenda de Narciso também será contada como uma das bases da curadoria para a exposição. A história dos Sete sapatos da princesa se relaciona diretamente com a obra 50% off, do artista Laerte Ramos, exposta no Pavilhão de Vidro. E ninguém melhor do que a Onça e o Bode para nos ensinar sobre ocupar o mesmo espaço de uma casa! E é claro que entre uma história e outra os músicos do educativo convidam todo o público a cantar cantigas de roda bem brasileiras.
Já em Livro Vivo, os educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz. O Livro Vivo é um convite para a aproximação com a literatura infantil através da mediação de leitura no jardim do CCBB. Os títulos Contradança, de Roger Melo e Espelho, de Suzy Lee, levam o pequeno leitor à reflexão sobre o eu e sua imagem, sobre a realidade e o mundo virtual em um jogo de imagens lúdico e belo. Já os livros-álbum O cântico dos cânticos, de Angela Lago e Concerto de piscina, de Renato Moriconi falam da relação do eu com o fora: a influência que a área externa tem nos personagens e vice-versa.
Em Pequenas Mãos, a atividade é voltada para visitantes de 3 a 6 anos, que estão dando seus primeiros passos na galeria. A ideia é acolher os pequenos e suas famílias nas exposições em cartaz no CCBB. Os educadores acompanham as crianças e seus responsáveis até a Galeria 1 para buscarem uma ou mais obras que possam ser o reflexo do espelho de um artista. Mas será que o que o artista estava enxergando em cada espelho era sua própria imagem ou alguma outra paisagem?
Já o Pequeníssimas Mãos oferece atividades de musicalização ou vivências que estimulem a motricidade ampla e fina, o desenvolvimento da consciência corporal e os sentidos em crianças de 0 a 3 anos. A equipe do Programa Educativo convida as famílias para participarem de um cortejo musical passando pelas obras dos jardins do CCBB. Os educadores, musicistas e cantores cantam cantigas de roda, temas populares brasileiros, para que as famílias possam cantar e acompanhar as pequenas crianças pelo trajeto.
Por fim, as Visitas Mediadas e Visitas em Libras (com intérprete ouvinte presencial) continuam a ser oferecidas em vários horários, alguns inclusive além do
final de semana. Elas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as obras, os conceitos e artistas presentes na exposição. Os educadores do Programa Educativo conversam com os públicos tecendo caminhos, pensando novas organizações, refletindo poéticas e discutindo sobre a identificação dos reflexos dos espelhos e novas possibilidades de percorrer os labirintos do percurso expositivo. Consulte em www.bb.com.br/cultura
PROGRAMAÇÃO – HORÁRIOS E LOCAIS
VISITAS MEDIADAS: Espelho Labirinto
Terças, quartas, sextas e domingos, às 12, 16h30 e às 18h Quintas e sábados, às 12h e às 16h30
Ponto de Encontro: Entrada da Galeria 1. Duração: 1 hora. Capacidade: 08 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM. Classificação indicativa livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.
Acesso: Evento gratuito.
VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS: Espelho Labirinto
Quintas e sábados, às 18h
Ponto de Encontro: Entrada da Galeria 1. Duração: 1 hora. Capacidade: 08 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM. Classificação indicativa livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.
Acesso: Evento gratuito.
HORA DO CONTO
Sábados e domingos, às 11h e 15h Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Jardim (em frente ao Casulo) Acesso: Evento gratuito.
Capacidade: Sem retirada de ingresso
LIVRO VIVO
Sábados e domingos, às 09h30 e 14h30 Local: Jardim (em frente ao Casulo) Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: Livre Acesso: Evento gratuito.
Capacidade: Sem retirada de ingresso
PEQUENAS MÃOS
Todos os Sábados e domingos de Fevereiro, às 10h30 e 13h30 Ponto de encontro: Sala do Educativo
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: 3 a 6 anos acompanhadas por responsáveis Acesso: Evento gratuito.
Capacidade: Máximo 8 crianças – mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.
PEQUENÍSSIMAS MÃOS
Todos os Sábados e domingos de Fevereiro às 10h e 13h Ponto de encontro: Sala do Educativo
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: 3 a 6 anos acompanhadas por responsáveis Acesso: Evento gratuito.
Capacidade: 20 crianças – mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.
Dica:
Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil
Fevereiro de 2022
Local: CCBB Brasília (SCES Trecho 2)
Atividades diversas – vide programação
Classificação Indicativa: Livre
Instagram: @ccbb_df