Da Agência Brasília
Foto: Divulgação
Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a Secretaria da Mulher (SMDF) abriu inscrições para o curso Literacia Digital para Pessoas 60+. O objetivo é ensinar os alunos a utilizarem tecnologia de forma segura, ajudando-os a evitar golpes digitais.
As aulas, que começam em 7 de fevereiro, serão ministradas no campus da UnB Ceilândia e no Instituto Federal de Brasília (IFB), também em Ceilândia. Os interessados podem fazer as inscrições até o dia 15 deste mês, de forma online ou de maneira presencial na UnB – Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde – Campus Ceilândia.
Literacia digital é a capacidade de compreender situações de leitura e escrita no contexto tecnológico. Envolve habilidades como leitura e escrita em telas de celulares e computadores, além do uso de recursos tecnológicos, como localização, filtros e análise de informações. Promover a inclusão digital para idosos é uma forma de fortalecer a cidadania e melhorar a qualidade de vida dessa população.
Autocuidado
Com ênfase nas temáticas de literacia digital para o enfrentamento à violência patrimonial e financeira e em educação midiática, o curso tem como objetivo fortalecer as competências específicas para autocuidado no ambiente digital, com oito encontros presenciais e 32 horas de duração. Os alunos serão capacitados com as habilidades necessárias para navegar com segurança no ambiente digital, gerenciar suas finanças pessoais de forma eficaz e identificar potenciais fraudes e explorações financeiras.
“Juntos podemos garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao conhecimento de qualidade, sem discriminação ou exclusão”, avalia a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “É muito importante prepararmos as pessoas 60+ para exercerem a sua cidadania e para que possam se sentir mais seguras no mundo digital.”
Para fazer a inscrição remotamente, clique neste link.