Espaço Oscar Niemeyer é reinaugurado com exposição de arte contemporânea

647

Da Redação
Foto: Divulgação

Será reaberto neste sábado, dia 24 de agosto, o Espaço Oscar Niemeyer. A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal. Fechado desde 2015, o local, que integra o complexo arquitetônico e cultural da Praça dos Três Poderes, funcionará como espaço expositivo. Para a reinauguração, o espaço receberá a exposição de arte contemporânea do artista Siron Franco.

Localizado no Bosque dos Constituintes, o Espaço foi projetado por Oscar Niemeyer em 1988, e tem uma área de 433m2. O prédio de traços arredondados compõe o complexo arquitetônico e cultural da Praça dos Três Poderes. O local será dirigido por Chrales Cosac, que também está à frente do Museu Nacional da República. Segundo ele, a ideia é que o local receba obras de artistas brasileiros. “O Espaço Oscar Niemeyer abrigará exposições de arte contemporânea produzida principalmente em Brasília”, explica.

Cosac também diz que EON abrigará uma exposição permanente sobre o arquiteto. Serão peças, croquis, desenhos e fotografias que mostram o trabalho de Niemeyer e da construção da capital.

O equipamento cultural será reinaugurado com a exposição do artista goiano Siron Franco ‘Césio 137’. A mostra conta com 50 óleos sobre papel inéditos, 12 telas e quatro esculturas  que contam através da arte o maior acidente radioativo em área urbana no Brasil, em 1987. A exposição de reabertura do EON ficará aberta ao público do dia 24 de agosto ao dia 30 de outubro. O evento também vai contar com a apresentação do quinteto feminino da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O artista Siron Franco também participa do momento, e falará sobre sua obra.

Dica:
Reabertura do Espaço Oscar Niemeyer
Dia 24 de agosto, às 17h
Local: Espaço Oscar Niemeyer – Bosque dos Constituintes

Exposição Siron Franco / Césio 137
Visitação: De 24 de agosto a 30 de outubro. De terça a domingo, das 9h às 18h

Fonte: Agência Brasília