Espetáculo Vin\co é inspirado na técnica milenar do origami

790

Por Felipe Oliveira
Foto: João Saenger

A companhia dançapequena, em colaboração com o coletivo Instrumento de Ver, apresentam o espetáculo Vin\co, dirigido e concebido por Édi Oliveira, que estreia no dia 16 de maio e fica em cartaz até o dia 19, no Espaço Cultural Renato Russo. Vin\co é o primeiro espetáculo de dança dos artistas circenses Daniel Lacourt e Julia Henning, que já vêm elaborando pesquisa de movimento há anos. O espetáculo teve sua pré-estreia na programação do MID – Movimento Internacional de Dança e agora segue em pequena temporada.

Durante o espetáculo de 70 minutos, os artistas dobram-se enquanto seus corpos conversam, vincam-se e esculpem-se em movimentos. Vin\co proporciona uma experiência de pausa, desaceleração, de desfrute dos sentidos e de contemplação do silêncio e do preenchimento de vazios. A trilha sonora é assinada por Euler Oliveira, com desenho de luz de Moisés Vasconcellos e figurino de Roustang Carrilho. A produção é concebida por Julia Henning, Kamala Ramers e Maíra Moraes.

Vin\co é inspirado na técnica milenar do origami, prática japonesa que consiste em dobraduras de papel para dar forma a figuras. O nome se origina do verbo ori (dobrar) e do substantivo kami (papel), denominando a arte de vincar, manipular, torcer e dobrar até surgirem os mais diversos seres e objetos.

Dica:
Espetáculo Vin\co
De 16 a 19 de maio, quinta a sábado, às 20h e domingo, às 19h
Local: Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Ingressos (valores referentes à meia-entrada):
Simples – R$ 10
Pontos de venda: www.ingressorapido.com
Classificação indicativa: Livre