Publicidade
Início Agenda Cultural Exposição de Helena Trindade e Bento Viana tem Brasília como inspiração

Exposição de Helena Trindade e Bento Viana tem Brasília como inspiração

Publicidade

Da Redação
Foto: Edgard Marra

Uma é arquiteta e artista plástica e o outro é fotógrafo. O que eles têm em comum? Ambos foram buscar nos traços e nas curvas da capital federal a inspiração para desenvolver suas obras de arte. Helena Trindade e Bento Viana receberam o convite da Brasal Incorporações para que tivessem suas obras como cartão de visitas dos empreendimentos Reserva Esplanada e Reserva Urbana, da Coleção Reserva, que homenageia a nossa cidade.

Brasiliense de nascimento e formada pela Universidade de Brasília, Helena Trindade enveredou pelas artes plásticas em 2015, quando foi fazer mestrado em Arquitetura pela Oxford Brookes University, na Inglaterra. Lá trabalhou em dois escritórios de arquitetura, os quais atuavam em parceria com áreas de design. Lá, Helena desenvolveu diversos projetos, inclusive maquetes.  Foi quando ela resolveu fazer uma maquete especial, com restos de material para presentear a mãe que mora em Brasília. “Com pedaços de madeira e acrílico recortei um mapa do Plano Piloto, criei três quadros e postei no instagram. Qual não foi a minha surpresa quando recebi uma chuva de pedidos de pessoas interessadas em comprar os meus trabalhos”, relembra Helena.

De volta ao Brasil, paralelamente aos projetos de arquitetura, começou a produzir as primeiras peças que hoje compõem o seu protfólio da marca HT.Objetos, com obras, em sua maioria, relacionadas à cartografia de Brasília. Nasceu então à exposição “A Arte da Cartografia e Uma Paixão Chamada Brasília”, em exibição  no estande da Brasal Incorporações no Noroeste. A mostra é composta por 10 quadros inspirados em três peças criadas pela artista, que se diferenciam pelos traços, cores, materiais e texturas.

Brasília Minimalista: primeiro trabalho produzido por ela para a H.T Objetos é resultado de uma apresentação que fez sobre Brasília, durante o tempo em que morou na Holanda. Com o objetivo de explicar aos colegas de trabalho como funciona a dinâmica da capital federal, sob a perspectiva do urbanismo, Helena traçou esquematicamente o corpo da cidade, e situou ali os seus prédios mais icônicos, além dos seus principais eixos e do Lago Paranoá. A peça já foi produzida em diferentes tamanhos e materiais, incluindo papel, compensado, linho, couro e acrílico.

Brasília Eixos: a peça surgiu da vontade de abstrair ao máximo a cartografia de Brasília, deixando-a no limite entre o concreto e o abstrato. Quem conhece o traçado da cidade, sabe imediatamente que aquele desenho representa a cartografia da capital. Para os que não estão familiarizados com o contorno do Lago Paranoá, aquelas linhas podem significar apenas um traçado harmonioso.

Brasília Flutuante: Um desdobramento da peça Brasília Minimalista, Brasília Flutuante surgiu da experimentação da artista no uso do papel artesanal, produzido em seu atelier. O resultado foi a criação de uma obra na qual o traçado de Brasília “nasce” junto à formação do papel, no seu processo de secagem. A inserção da peça em uma caixa de acrílico visa reforçar um dos principais atributos do papel – a leveza – o qual explica o nome escolhido para a obra.

Bento Viana é um apaixonado por Brasília e isso fica claro no trabalho que vêm desenvolvendo ao longo dos anos, onde os traços e detalhes arquitetônicos únicos são capturados pelas lentes do fotógrafo de diferentes ângulos, inclusive do céu, como a série Do Céu Brasília, onde todos os cliques foram feitos de um helicóptero.

Na exposição “Urbana Brasília: Vivacidade”, Bento nos mostra os traços, cores e contornos de urbanidade sob um olhar particular desta metrópole. São detalhes vistos, revistos, mas que carregam o ineditismo em registros singulares de Brasília, que revelam nuances de esculturas vivas esculpidas pelo cerrado ou criadas pelos monumentos arquiteturais belíssimos espalhados pela cidade que vive e que pulsa. A exposição conta com cinco fotos, que serão trocadas ao longo da mostra por outras imagens da série de 22 fotos feitas por Bento, e adquiridas pela Brasal, para o empreendimento Reserva Urbana.

As exposições poderão ser conferidas no estande da Brasal, no Noroeste, ou pelo site www.brasal.com.br. As visitas presenciais seguirão os protocolos necessários contra o Covid-19. Você é nosso convidado para conhecer o trabalho desses artistas incríveis que enxergam Brasília como uma obra de arte.

Dica:
“A Arte da Cartografia e Uma Paixão Chamada Brasília”
“Urbana Brasília: Vivacidade”
Local: Estande Brasal – CLNW 2/3 Lote E, – Noroeste
Tel: 3703-9700
Aberto até às 18h

Publicidade

error: Conteúdo protegido, proibido cópia.
Sair da versão mobile