Da Redação
Foto: Guto Muniz
Estreia em 5 de fevereiro “Farol de Neblina”, websérie de quatro episódios adaptada do espetáculo teatral Neblina, apresentado no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte nos meses de janeiro e fevereiro de 2020. A previsão era a montagem circular por outras capitais brasileiras – CCBB São Paulo, CCBB Rio de Janeiro e CCBB Brasília – mas as temporadas foram adiadas devido à pandemia, e, agora, chega em novo formato.
O projeto original é idealizado por Leonardo Fernandes e Tatyana Rubim. Yara de Novaes assina a direção da peça e, na websérie, se junta a ela a cineasta Clarissa Campolina. A direção de fotografia é da premiada diretora Wilssa Esser. O texto inédito escrito por Sérgio Roveri foi adaptado para a série, por ele e pela cineasta Clarissa Campolina, em uma criação coletiva entre o autor, Yara, Clarissa e Tatyana. André Cortez é o responsável pelo cenário original e novos elementos foram adicionados pelas diretoras. DR Morris é o responsável pela trilha original e também assina nova trilha para a série. A atriz Fafá Rennó divide a cena com Leonardo Fernandes, como no espetáculo original.
“Tivemos uma completa reestruturação. Partimos de um espetáculo teatral para uma websérie e buscamos a estética e recursos do cinema para fazer esse novo trabalho. Mantemos a linha central, um acontecimento que guia a narrativa, mas, tecnicamente, o tempo é outro, as características, a equipe e estrutura são do audiovisual. A linguagem, luz, cortes, trilha, direção e fotografia são do cinema. Os atores Leonardo Fernandes e Fafá Rennó trazem a importante experiência de atuação no cinema, o que nos aporta ainda mais e nos dá a segurança de uma equipe completamente alinhada à linguagem cinematográfica. O formato foi pensado para ser visto online, com o tempo de duração e os gatilhos pensados para capturar a atenção dos espectadores”, explica Tatyana Rubim.
O roteiro de “Farol de Neblina” combina elementos de suspense e thriller psicológico e mostra o misterioso encontro de um casal, Diego (Leonardo Fernandes) e Sofia (Fafá Rennó), em uma casa sem vizinhos ao longo de uma noite fria e encoberta pela neblina. Confinados neste ambiente inóspito, os personagens entregam-se a um estranho exercício de empatia e provocação que tem tudo para caminhar para um desfecho que pode ser tanto trágico quanto revelador.
À medida que a noite avança, Diego e Sofia concordam em relatar alguns fatos de suas vidas, mas que não passam de migalhas, insuficientes para o público compor um perfil dos personagens que se aproxime da realidade.
A websérie tem acesso gratuito mediante retirada de ingressos no site www.espetaculoneblina.com.br, de 5 de fevereiro a 1° de março de 2021. Estreia de episódios dias 5/2, 12/2, 19/2 e 26/2 – sexta, sábado, segunda, às 20h e domingo, 19h. Disponível para ser assistida até 30 de junho de 2021, sempre nestes dias e horários. Cada episódio tem em média 18 minutos.
Além de assistir aos episódios, o público, a partir de 12 anos, também é convidado a conferir conversas on line com os atores e equipe técnica da websérie sobre o processo de desenvolvimento do projeto. Estão previstos encontros on line nos dias 1º, 08, 15 e 22 de fevereiro e 1º de março de 2021, segundas, às 20h, imediatamente após a sessão do episódio inédito. A transmissão é pelo site www.espetaculoneblina.com.br.
Dica:
Farol de Neblina (Websérie on-line)
Duração: 18min cada episódio
Classificação indicativa: 12 anos
Local: episódios transmitidos pelo site www.espetaculoneblina.com.br
Dias 05 de fevereiro a 1º de março de 2021 – Estreia de episódios: 5/2, 12/2, 19/2 e 26/2. Sexta, sábado, segunda, às 20h e domingo, 19h. Disponível para ser assistida até 30 de junho de 2021, sempre nestes dias e horários.
Bate-papos: 1/2, 08/2, 15/2 e 22/2 e 01/3.
Acesso: gratuito, mediante retirada de ingressos no site ww.espetaculoneblina.com.br