Da Redação
Foto: Divulgação
A Oto Livraria recebe no dia 31 de janeiro mais uma edição do evento Dia do Quadrinho Nacional em Brasília, uma feira com quadrinistas do Distrito Federal expondo e vendendo suas próprias publicações. A programação conta com veteranos, como Tiago Palma, atualmente trabalhando para a Marvel Comics, até novatos, caso da talentosa Duda Carneiro; além de editoras e iniciativas editoriais independentes. Além de festejar a produção brasileira de histórias em quadrinhos, a data é uma oportunidade para o público interagir com parte da cena local de HQs e conferir vários lançamentos.
Caso do segundo número da coletânea “Menu”, do selo Simbiose, com diversos autores. De 16h às 18h, parte da equipe da revista – Amanda Picchi, André Moniz, Biel Lima, Frisk, Gil Esper, Indi, Letícia Castro, Rafa Bonfim, Rogério Dias, Silvino Garatuja e Camilla Siren, responsável pela capa – participa de sessão de autógrafos dentro da livraria.

A editora MMarte, de Goiânia, lança “Metralha”, biografia em quadrinhos do cantor Nelson Gonçalves; e “Vila-velha”, HQ inédita do mestre Flavio Colin.
“Tranquilo, mas agiliza”, de Pedro Sangeon, é a primeira coletânea do personagem Gurulino (conhecido por estar pintado em dezenas de muros da capital brasileira), com tirinhas que reúnem filosofia e humor.
A dupla de roteiristas Rafael Moura e Jailson Soares lança duas graphic novels: “Em três dias trago a pessoa amada”, uma fantasia urbana com elementos do folclore; e “Céu Rosa-Poeira”, que imagina a história do Planalto Central protagonizada pela deusa dos raios e ventos.
O trio Candango HQ, formado por Delmo Arguelhes, Francisco Alves e Leila Firmino, lança “As aventuras de Texas Ranger & Lincoln Júnior – A balada de Minouette”, que une fantasia e crítica social.
Duda Carneiro, que assina a arte de divulgação do evento, lança “Alice e Fernanda – Caçadoras de Alienígenas”, sobre duas jovens skatistas que trabalham em uma pacata pizzaria.
Na mesa de Tiago Palma, o visitante pode adquirir exemplares das revistas da editora Marvel Comics que contam com a arte do desenhista brasiliense. Wes Samp, por sua vez, comparece com a coletânea “MPS 90”, em homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa, da qual ele participou com uma história.
A produção da feira é do jornalista Pedro Brandt, da equipe do blog Raio Laser – Quadrinhos Além (www.instagram.com/raiolaser_hq).
Sobre a data
Criado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo (AQC-SP) em 1984, o Dia do Quadrinho Nacional é comemorado em 30 de janeiro por ser a data de publicação de “As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à Corte”, pioneira HQ de autoria de Angelo Agostini, lançada na revista Vida Fluminense em 1869. A partir dessa efeméride, a Oto Livraria realiza o evento Dia do Quadrinho Nacional em Brasília desde 2021.
Participantes:
Candango HQ
@delmoarguelhes
Cora Rondon
@ronroncora
Duda Carneiro
@carneiro.art
Jailson Soares
@ojailsonsoares
Lucas Gehre
@quadradinhas.ltg
MMarte
@mmarte_producoes
Paulo Peres
@paulpers
Pedro D’Apremont
@pedrodapremont
Pedro Sangeon
@gurulino
Rafa Bonfim
@simbiosecomics
Rafael Moura
@rafaelmouraarts
Ricardo Diniz
@deadrabbitcomics
Tiago Palma
@tiago_palma
Wes Samp
@wesleysamp
@puhlsbier
Dica:
Dia do Quadrinho Nacional em Brasília
Dia 31 de janeiro, sábado, das 13h às 18h
Local: área externa da Oto Livraria (302 Norte, bloco E, loja 39, subsolo)
Entrada gratuita