Ferida Sábia estreia na Caixa Cultural

1481

Foto: Divulgação

Nos dias 27, 28 e 29 de julho, a Caixa Cultural recebe a bailarina e coreógrafa AnaVitória com o espetáculo “Ferida Sábia”, que reúne vídeos e objetos de arte em torno do universo feminino. A instalação performática, que já foi apresentada no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e na IX Jornada de Dança da Bahia, trata das relações da mulher com seu corpo, a partir das visões sobre seu fluxo menstrual. Uma reflexão estética, antropológica e filosófica sobre este delicado “estado” da mulher, que até os dias de hoje é objeto de descaso e preconceito.

A Instalação é composta de objetos escultóricos em forma de óvulos de lã recheados de memórias afetivas, 40 camisolas, dos anos de 1950, bacias esmaltadas com líquido vermelho, povoando o imaginário de quem se lança a esse olhar provocativo e sensorial e uma grande faixa vermelha por onde as intérpretes performam seus afetos e desafetos. Duas videoinstalações com imagens de cerejeiras e fios de lã, que tecem e destecem as relações com o mundo, completam a ambientação.

As performances são realizadas por bailarinas com idades que variam entre 38 a 90 anos, como Angel Vianna, grande Mestra da dança contemporânea, que atua como convidada especial do espetáculo, que tem ainda AnaVitória, Priscilla Teixeira, Renata Costa e Soraya Bastos que colocam seus  corpos e suas vivências a serviço do diálogo poético em torno dos mitos e tabus femininos: provocando nossa reflexão crítica a cerca da ancestralidade, puberdade, maternidade, aborto, menopausa e ritos de passagem.

“Durante anos e anos de nossa existência, nós mulheres, temos o privilégio de um encontro. Todos os meses, nos olharmos pelo lado avesso do nosso corpo. É nesse mergulho e reencontro encarnado se dá por um lento e contínuo descamar… Como uma troca de pele, processamos em nosso corpo uma autolimpeza orgânica e espiritual.” Afirma AnaVitória que assina a criação da Instalação Performática.

Ferida Sábia procura constatar a força intuitiva da mulher, que está nos fluxos que correm e escorrem pelo seu corpo fértil e fecundo e que faz da menstruação o espelho que revela e carrega sua ancestralidade.

Dica:
Ferida Sábia / de AnaVitória
Dias 27, 28 e 29 de julho. Sexta e domingo, às 20h; Sábado, 18h e 20h
Local: Caixa Cultural  – Grande Galeria
Entrada gratuita
Classificação indicativa:  Livre

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here