Publicidade
Início Agenda Cultural Festival BrasilArte sintetiza o Brasil na agenda turística e cultural do DF

Festival BrasilArte sintetiza o Brasil na agenda turística e cultural do DF

Publicidade

Da Redação
Foto: Divulgação

Mais de 100 trabalhadores diretos e indiretos estão envolvidos na realização do Festival BrasilArte, que ocorre de 25 de fevereiro a 05 de março, em Brasília. A programação será transmitida online para todo o Brasil. O Projeto, idealizado e desenvolvido por Ester Braga, da ABÈBÈ Produções, e Paula Melo, do Instituto Latinoamerica, vai mostrar a riqueza artística e cultural do Distrito Federal, formada a partir de uma geografia humana contemplada por imigrantes das cinco regiões brasileiras que, no DF, geraram um caldo de cultura diversificado e representativo de todo o Brasil.

Todo brasileiro pode identificar em Brasília traços muito familiares de sua cultura regional e sentir-se em casa.  “É essa identificação que o Festival BrasilArte quer promover, mostrando o que há de melhor e mais representativo da cultura do Distrito Federal, e que é a cara do Brasil”, explica Ester Braga.

Além de fortalecer o turismo local, divulgando de forma nacional os produtos culturais de qualidade que o Distrito Federal possui, o Festival vai beneficiar os artistas e produtores que, neste momento de segurança sanitária, estão em isolamento social. “Assim, cria-se uma oportunidade de mão dupla para que eles possam mostrar as riquezas culturais do DF, através da música, da dança, do teatro, do artesanato ou de outras manifestações artísticas, e para que o Brasil as conheça”, pondera Paula Melo.

A experiência de Ester Braga e Paula Melo na valorização e visibilidade da expressão artística de mulheres, de negros e de membros da comunidade LGBTQIA+, agregou ao projeto do Festival BrasilArte um viés social, que pretende fortalecer o papel e a importância da mulher no cenário cultural.

Além da idealização e planificação do evento em si, realizadas pelas duas, a execução do Festival envolve uma equipe predominantemente de mulheres, cujo percentual de participação chega a 85%, em diferentes fases do projeto. Também a seleção dos artistas e produtores privilegiou mulheres e grupos de mulheres em sua programação.

A programação contemplará lives musicais; apresentações de teatro e dança; oficinas de ilustração da flora e da fauna do cerrado; de produção de artesanato, de mamulengos e de instrumentos musicais; e bate papo literário com Maíra de Deus Brito, autora do livro “Não. Ele não está”, que aborda o extermínio de jovens negros no Brasil, e o escritor Tino Freitas.

Dentre as atrações, a oficina de ilustração ministrada por Ribamar Araújo, desenhista de “A Turma do Cerrado”, no dia 27 de fevereiro, contará com participação de Magali, filha de Maurício de Souza, que deu origem à personagem de mesmo nome em “A Turma da Mônica”.

Uma das apresentações musicais será do grupo Chinelo de Couro, formado só por mulheres, que representará a música no Nordeste. De Luziânia, município goiano do entorno do DF, representarão a Dança da Região Centro Oeste “As Escolhidas do Catira”, um grupo também formado somente por mulheres, que conquistou espaço nessa manifestação cultural até então dançada só por homens.

Os shows de música e dança serão transmitidos ao vivo pelas plataformas digitais do Youtube e Facebook, e as demais atividades, como oficinas criativas e teatro, serão gravadas e disponibilizadas posteriormente nos mesmos canais para acesso permanente. A expectativa é que o Festival BrasilArte alcance cerca de 250 mil visualizações nas redes sociais, no decorrer do projeto.

Dica:
Festival BrasilArte
De 25 de fevereiro a 05 de março
Onde assitir: canal Instituto Latinoamerica – https://www.youtube.com/channel/UCTuzXeFm5wiAkiJ4zYXJciQ
Classificação Indicativa: Livre

Publicidade

error: Conteúdo protegido, proibido cópia.
Sair da versão mobile