Fomento à leitura com “Pretinhas Leitoras” é destaque da semana do CCBB Educativo

Da Redação
Foto: Divulgação

A edição do Múltiplo Ancestral do CCBB educativo, que acontece no dia 27 de março, traz “Infâncias plurais na literatura negra: narrativas que nos aproximam dos saberes ancestrais”, com as irmãs Helena e Eduarda, de 11 anos, para uma atividade de fomento à leitura. As gêmeas são criadoras do projeto “Pretinhas Leitoras” e chamarão atenção, através de leituras e conversações, para a necessidade de se ter protagonistas negras nas histórias contadas na escola como forma de enriquecer o cotidiano infantil. Ajudar os participantes a descobrir livros nas prateleiras de suas casas também fará parte da dinâmica.

Em respeito ao decreto publicado pelo Governo do Distrito Federal, com medidas de contenção ao  contágio pelo novo coronavírus, o programa CCBB Educativo-Arte e Educação funcionará, exclusivamente, on-line enquanto durar a restrição. Como já vinha investindo em conteúdos nas plataformas digitais desde o início da pandemia, públicos diversos continuarão contando com uma rica programação para curtir, informar-se e aprender sem ter que deixar a segurança de casa.

27/03- MÚLTIPLO ANCESTRAL—“Infâncias plurais na literatura negra: narrativas que nos aproximam dos saberes ancestrais”, com Pretinhas Leitoras

O Múltiplo Ancestral são trocas ligadas a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade. Mensalmente, um novo episódio disponível em vídeo sobre saberes ancestrais, contação de histórias, brincadeiras, cantigas e outras manifestações da cultura brasileira.

Sinopse: Discussão inicial sobre a necessidade de protagonistas negras nas histórias contadas na escola e descoberta de livros nas estantes dos participantes que apresentam as narrativas que procuram. Durante a leitura, haverá conversação sobre a importância dessas escritas fazerem parte do cotidiano infantil.

Sobre as convidadas: O projeto Pretinhas Leitoras, criado em 2018 pelas irmãs Helena e Eduarda Ferreira, é uma iniciativa de fomento à leitura, voltada ao letramento crítico-racial entre infâncias que prioriza o protagonismo infantil em diálogo com a territorialidade, reconhecendo os saberes que as crianças possuem e são frutos de suas inferências no tempo e espaço no qual se inserem. Dinamizado em rodas nas quais acontecem leituras de palavras, mundos e muita conversa, os encontros se dão através de forma presencial e/ou cibernética via redes sociais e plataformas midiáticas.

Dica:
MÚLTIPLO ANCESTRAL—“Infâncias plurais na literatura negra: narrativas que nos aproximam dos saberes ancestrais”, com Pretinhas Leitoras
27 de março
Classificação indicativa Livre: a partir de 3 anos
Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo