Fotógrafo e Jornalista Augusto Pessoa faz palestras sobre civilizações andinas

416

Da Redação
Foto: Augusto Pessoa

O fotógrafo e jornalista Augusto Pessoa ministra palestras dia 11 de agosto, domingo, no Cine Brasília. Colaborador da National Geographic, ele fala em três horários, às 16h, 18h e às 20h, sobre o seu projeto “INKA, uma Travessia”, que teve início em 1999 e chega agora na sua quarta fase. Depois de montar exposições pelo Brasil, editar catálogos e produzir um filme em 2012, o pesquisador agora está circulando com uma apresentação de duas horas, onde faz um retrospecto das civilizações andinas que antecederam os Incas e percorre esse que ficou conhecido como o maior império da América pré-colombiana.

A apresentação INKA Uma Travessia, transcende o formato tradicional de palestras, sendo uma espécie de espetáculo de som e imagem, onde durante duas horas Pessoa apresenta parte do acervo produzido em mais de duas décadas de pesquisas através de fotografias, documentários e histórias narradas durante dezenas de expedições aos Andes.

As palestras abordam os seguintes temas:
– História: As civilizações americanas que antedederam os Incas e as bases históricas e culturais que formaram o “império dos Filhos do sol.”
– Arquitetura: Os vestígios deixados pelos Incas na Bolívia e no Peru, em cidades como Cusco, Ollantaytambo e a mais importante e conhecida delas, Machupicchu.
– Artes: O desenvolvimento da arte no império Inca através do ouro, da tapeçaria e da cerâmica e a sequência dessa tradição artística através de fotógrafos e pintores descendentes.
– Viagens: Com mais de 20 expedições à Cordilheira dos Andes, Augusto Pessoa apresenta através de documentários e fotografa as, as histórias repletas de aventura que caracterizam esse projeto, assim como a inspiração para realizar a travessia.

Dica:
“INKA, uma travessia”
Dia 11 de agosto, domingo, às 16h, 18h e 20h
Local: Cine Brasília – EQS 106/107 Sul
Ingresso: R$ 30,00
Mais informações:  99907.9676 / www.sitiodorei.com.br