Gallete des Rois para comemorar o Dia de Reis

853

Foto: Divulgação

Dia 06 de janeiro é comemorado o Dia de Reis e há 22 anos o Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier traz da França para Brasília a tradição de se comemorar a data com a Gallete des Rois. A importância desta torta especial, preparada com massa folhada e recheada de creme de amêndoas, não está apenas no paladar, mas também no simbolismo da distribuição e divisão entre a família e os amigos. A Epifania se refere a aparição de Cristo aos três Reis Magos: Melchior, Baltasar e Gaspar. A Galette representa os presentes que eles ofereceram a Jesus.

A Galette deve ser cortada em várias fatias de pedaços iguais ao número de presentes no dia, e cada membro da família e/ou amigos vai receber uma fatia, Escondido dentro da Galette está uma “féve”, uma miniatura em porcelana representando um personagem da história cristã. Quem encontrá-la será o Rei da Epifania, logo a pessoa se torna um Rei esse dia e tem o direito de ficar com a coroa dourada de papelão que acompanha todas as Galettes. Porém, o rei tem a obrigação de providenciar a Galette do próximo ano.

Para a distribuição dos pedaços existe uma regra também. O mais jovem da família deve se sentar debaixo da mesa. Em seguida, ele escolhe de forma aleatória a ordem das pessoas que vão receber cada fatia. A criança ou o jovem que está debaixo da mesa representa o Deus Apollo (Phébé). Este usa da sua inocência para distribuir com justiça os pedaços da Galette e escolher o Rei de forma justa e imparcial. Algumas famílias costumam cortar uma fatia extra da Galette, cuja é chamada de “parte do pobre” ou “a do Bom Deus” essa fatia é reservada aos visitantes imprevistos.

Dica:
Daniel Briand
CLN 104
Tel: 3326.1135