Inspirado em Jericoacoara, projeto Vila Jeri desembarca em Brasília

Da Redação
Foto: Divulgação

Um dos mais lindos paraísos de formação natural do Brasil, Jericoacoara, no Ceará, é a inspiração para o ousado projeto Vila Jeri que se instala na capital federal entre março e agosto. O empreendimento consiste numa vila gastronômica praiana, com quatro bares e um restaurante, além de opções de entretenimento, no Setor de Clubes Norte. A novidade é comandada pelos mesmos idealizadores do Trust, gastronomia segura, o primeiro restaurante de cabines do Brasil.

Ocupando uma área de 10.780m² e totalmente ao ar livre, no Setor de Clubes Esportivos Norte, a Vila Jeri também vai trazer música ao vivo, quadras de areia para atividades esportivas, intervenções artísticas, música ao vivo, feiras de artesanato e moda, além de um grande espaço kids.

“Estamos preparado um projeto inovador com uma experiência incrível e muito focado na segurança e respeito ao público, queremos promover um entretenimento consciente seguindo todos protocolos”, explica Ygor Brito, um dos sócios da Vila Jeri.

A partir de um know how de mais de 10 anos trabalhando com eventos gastronômicos, os sócios Maurício Rodrigues e Ygor Brito, apostam na experiência do chef Erivanio Souza e do chef Peruano Daniel Guerrero, para comandarem a cozinha da Vila Jeri.

“Esta sendo um desafio e tanto, temos em mente que esse projeto é o maior e mais importante de nossas carreiras. Temos a certeza que tudo vai ficar incrível e surpreendente”, revela o chef Erivanio Souza.

Entre os bares e os restaurantes participantes, estão: Ginteria, Alôha, Jijoca Garden, Wine Bar e o Duna Gastronomia do Mar, que terão referências das cozinhas brasileira, peruana, francesa, italiana e mediterrânea.

O primeiro deles, a Ginteria vem com uma proposta ousada e bastante chamativa: praticamente todas as opções do menu serão incorporadas com bebidas alcoólicas. Entre os destaques já antecipados temos o Lombo salteado à base de cachaça e o brasato à base de vinho tinto, assado lentamente durante quatro horas.

“A Ginteria é uma grande aposta nossa no que diz respeito à criatividade. Por exemplo, estamos trazendo o Lomo Salteado na cachaça, que foi uma inspiração a partir da mesma receita que é feita na cozinha peruana, mas, sem o pisco. Além disso, vamos trabalhar com frutos do mar frescos, como ostras e o nosso ceviche autoral, esse promete encantar muita gente, pois, ele terá uma base de leite de tigre”, adianta o chef Daniel Guerrero.

Já o Alôha ficará conhecido pelo público como o barzinho para aquele happy hour, descontração, comer uns petiscos e jogar conversa fora, principalmente, porque o bar fica bem próximo às quadras de areia. Outra novidade para o Alôha serão os telefones nas mesas, que remetem a orelhões, uma proposta bem diferente onde os clientes vão poder ligar para as outras mesas para bater papo e de forma segura.

No cardápio, poderão ser degustados os croquetes de mandioca recheados com queijo minas, o inédito espetinho de frutos do mar, assado na parrilla, que terá camarão, cebola, polvo, pimentão, pescada amarela, além dos tradicionais espetinho de filé mignon, linguiça artesanal assada na brasa e a tilápia à dorê.

“O Alôha terá uma proposta bastante bohemia, vai ser um bar que o público jovem vai gostar bastante. Entre os pratos que estamos com uma expectativa bastante positiva será a pesca do dia, onde diariamente ou semanalmente, vamos trazer peixes frescos para serem assados e servidos inteiros, acompanhados de arroz, farofa de feijão verde e salada, ótimo para dividir com os amigos”, explica o chef Erivanio.

Opções saudáveis é a proposta do Jijoca Garden, que terá um cardápio de comidas leves e naturais, voltamos para uma alimentação mais saudável. Entre as receitas há uma variedade de saladas com rosbife, ervas, frutos do mar, entre outras apostas dos chefs.

O Wine Bar vai oferecer um menu com base nas massas frescas, que serão feitas na própria Vila Jeri, que vão harmonizar com uma seleta carta de vinhos. Entre os destaques autorais estão a Lasanha de bacalhau de massa de espinafre, o Nhoque trufado com filé, o Rigitone a bolonhesa, além de risoto cítrico de siciliano com camarões.

A cereja do bolo da Vila Jeri é o Duna Gastronomia do Mar. Esse apresentará um cardápio muito requintado, com pratos autorais com polvo, lula, peixes frescos, camarão e bacalhau.

“Estamos prezando muito pelas apresentações dos pratos do Duna, com criações que de fato remetem ao ambiente praiano, que são as predileções de frutos do mar. Entre as opções teremos uma deliosa pescada amarela com molho cremoso de açafrão, bacalhau na nata, um arroz negro com temperos mediterrâneos acompanhado de frutos do mar, o salmão a belle meuniere, um molho à base de vinho branco com alcaparras, cogumelos paris e camarões, além do incrível polvo na brasa com molho chimichurri e purê de mandioquinha”, detalha o chef Daniel Guerrero.

Para adoçar os paladare, os chefs prepararam propostas leves e bem saborosas, são elas: a salada de frutas de pitaya, o petit gateau de chocolate, o tiramisú que será feito na própria cozinha da Vila Jeri, e a Pavlova, um merengue assado com creme de limão e frutas vermelhas.

Dica:
Vila Jeri – Gastronomia Pé na Areia
Setor de Clubes Norte, em frente ao clube da Motonáutica
Inauguração: março
Horário de funcionamento: quarta e quinta – 18h às 02h
Sexta, sábado e domingo – 10h às 02h
Capacidade: 500 pessoas
Instagram: @vilajeribsb