Da Redação
Foto: Divulgação
O financier é uma receita francesa, à base de farinha de amêndoas e claras e lembra muito o bombocado brasileiro. Segundo a história, eles ficaram famosos por serem vendidos no entorno de Paris Bourse (Bolsa de Valores francês). Por este motivo as forminhas tradicionais de financier lembram barrinhas de ouro Difícil não desejar devorar essa delícia desde o momento de tirá-los da forma. As receitas sofrem variações, mas aqui vamos sugerir a básica. Confira!
Apesar de continuarem macios por uns 3 dias, não há motivo pra servir financier não tão frescos. Como eles fazem parte da família dos chamados gâteaux secs, todos feitos com massa sem fermento e que devem descansar na geladeira antes de assar, é só deixar a massa pronta por até 3 dias na geladeira e assar quando quiser.
– Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de amêndoas (100 g)
1 xícara (chá) de açúcar (200 g)
1/3 xícara (chá) de farinha de trigo (45 g)
½ xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de manteiga derretida (125 g)
4 claras (3/4 xícara de chá)
– Modo de Preparo
1. Numa tigela coloque 1 xícara (chá) de farinha de amêndoas, 1 xícara (chá) de açúcar e 1/3 de farinha de trigo e misture. Adicione ½ xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de manteiga derretida e misture. Junte 4 claras e misture rapidamente até formar uma mistura homogênea. Leve para a geladeira por 40 minutos.
2. DICA: A massa, sem assar, pode ser guardada na geladeira por até 1 semana em recipiente coberto ou saco plástico.
3. Em forminhas individuais (3 cm de diâmetro X 2 cm de altura), untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo coloque uma pequena porção de massa sem preencher a forminha até a borda (pois ela vai crescer).
4. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180 °C por +/- 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e desenforme. Deixe esfriar. Sirva em seguida polvilhada com açúcar de confeiteiro