Close Menu

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Venâncio Shopping recebe Torneio de futmesa e treinos abertos ao público

    13/05/2026

    Vai começar mais uma edição do Festival Brasil Sabor

    13/05/2026

    Dia do Gari não terá coleta de lixo no DF. Resíduos deverão ser mantidos em casa

    13/05/2026
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
    Dicas da Capital
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    Dicas da Capital
    Você está em: Home»Daqui e Dali»Lago Paranoá recebe competição nacional de canoagem havaiana

    Lago Paranoá recebe competição nacional de canoagem havaiana

    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp

    Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília
    Foto: Divulgação

    Entre esta quinta-feira (5) e domingo (8), o Lago Paranoá receberá a edição anual do Campeonato Brasileiro de Va’a Velocidade. O torneio reunirá os 736 melhores atletas de canoa havaiana do país, representando sete estados brasileiros, em busca de títulos nacionais e de classificação para vagas do campeonato mundial da modalidade, em 2024, no Havaí.

    A competição conta com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer do DF (SEL) e de Turismo do DF (Setur), da Administração Regional do Lago Sul, Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa).

    O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) não se restringe ao impacto esportivo da competição. O torneio ajudará a aquecer a economia local com a movimentação do setor turístico da cidade e a geração de empregos. “Apoiar iniciativas como essa contribui para impulsionar o turismo, o que, por sua vez, aquece a economia local”, ressalta o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. “O turismo desempenha um papel fundamental na preservação de culturas e tradições, e o esporte se revela como um forte aliado do turismo na atração de visitantes para a cidade”.

    “A Secretaria de Esporte e Lazer reconhece a importância do evento para o esporte nacional. A canoagem havaiana tem crescido bastante no Brasil, e apoiar eventos como esse é fundamental para fomentar a prática esportiva, dar visibilidade à modalidade, além de incentivar novos atletas a se dedicarem à prática esportiva”, ressalta o secretário de Esporte e Lazer Interino, Renato Junqueira.

    São esperados 8 mil espectadores ao longo dos quatro dias do campeonato sediado em um dos cartões-postais da capital federal. “É um motivo de orgulho sediar o campeonato no nosso Lago Paranoá. É um esporte que cresce em todo o país e, particularmente, em Brasília, que tem o privilégio de possuir um dos maiores lagos artificiais do mundo. Queremos trazer mais eventos para o Lago Paranoá, valorizando o esporte, cultura e entretenimento”, enfatiza o administrador do Lago Sul, Rubens Santoro.

    Voltado para o público de todas as idades, o evento também contará com uma vasta programação recheada de atrações musicais, aulas práticas, atividades esportivas e palestras com esportistas convidados, como o atleta paralímpico Fernando Fernandes.

    Arte: Agência Brasília

    Canoa havaiana

    Va’a é um termo originado dos idiomas samoano, havaiano e taitiano que significa canoa. A canoa havaiana, por sua vez, consiste em uma embarcação estreita e longa impulsionada por remos para se locomover na água.

    O esporte surgiu nas regiões do Pacífico, especialmente no Havaí, na Nova Zelândia, na Polinésia Francesa e em outras ilhas da Oceania. No entanto, nos últimos anos, a va’a tem ganhado projeção como modalidade competitiva em muitas partes do mundo, incluindo o Brasil.

    Segundo a Confederação Brasileira de Va’a, há atualmente mais de 2 mil atletas regulares fidelizados à entidade nacional, além de outros 30 mil remadores de canoa. No DF, existem 15 escolas de va’a, sendo 11 delas filiadas à Federação Brasiliense de Va’a (FEBVa’a).

    Um dos pioneiros na modalidade no DF, Marcelo Bosi, 48 anos, representará a capital federal no campeonato. “Eu comecei a praticar va’a há 20 anos. Eu já era praticante de canoagem oceânica, em caiaque, e quando conheci a canoa havaiana ela tinha acabado de chegar no Brasil. Foi nessa época que comprei duas canoas e trouxe para Brasília, dando início a esse movimento por aqui”, narra.

    O atleta está animado com a possibilidade de competir em casa. “Geralmente, a gente tem que viajar para competir, então a gente recebe com uma satisfação muito grande essa competição aqui. É uma satisfação também ver como o esporte cresceu no Brasil e como Brasília acompanhou esse crescimento, sempre com atletas de vanguarda, ganhando campeonatos, representando em mundiais, sempre fomos protagonistas”, completa.

    Inclusão

    As entidades gestoras da prática esportiva estimam que o DF tenha, hoje, mais de dois mil remadores de canoa. O crescimento exponencial da prática está associado à inclusão do esporte, uma vez que a modalidade permite a participação de atletas de diferentes faixas etárias, contemplando desde crianças até idosos.

    Aos 76 anos, Hélio Tabosa de Moraes está entre os atletas mais longevos da competição. “Sempre pratiquei esportes e comecei na canoagem na década de 1970. Brasília sempre se destacou com atletas de ponta em todos os esportes, em diversas categorias da canoagem, inclusive canoa havaiana, tanto individual, cuja categoria tem V1 ou OC1, quanto outras e a nossa, que é a OC6 de seis remadores na canoa”, explica.

    Além de atleta, Moraes também dá aulas de canoagem e participa de equipes com esportistas acima dos 60 anos. “Temos um grupo chamado Dino’s, em alusão aos dinossauros, devido à nossa idade, onde todos têm de ter acima de 60 anos de idade para participar”, brinca.

    Local: Parque à beira lago, localizado na SHIS EQL 6/8 – Lago Sul

    Publicidade
    Previous ArticleGDF define novas regras para a utilização de fogos de artifício. Saiba onde é permitido
    Next Article Ganso que mora no Parque da Cidade desaparece. Vamos ajudar a encontrar o pai de Bené?

    Posts relacionados

    Dia do Gari não terá coleta de lixo no DF. Resíduos deverão ser mantidos em casa

    Primeira Sala Lilás em um aeroporto do Brasil é inaugurada na capital federal

    Turismo em Brasília arrecada mais de R$ 90 milhões em 2025

    Publicidade
    ENCONTRE LOCAIS
    ONDE FICA?

    Restaurantes, experiências e acomodações em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Venâncio Shopping recebe Torneio de futmesa e treinos abertos ao público

    A partir deste sábado (16), o Venâncio Shopping recebe uma série de torneios de futmesa nas modalidades Dadinho 9×3 e Retro. As disputas serão realizadas mensalmente, entre os meses de maio e outubro, com organização da Academia Futmesa ASCADE e apoio do empreendimento.

    Vai começar mais uma edição do Festival Brasil Sabor

    13/05/2026

    Dia do Gari não terá coleta de lixo no DF. Resíduos deverão ser mantidos em casa

    13/05/2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Threads

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    SOBRE NÓS
    SOBRE NÓS

    O portal Dicas da Capital foi concebido para ser a principal fonte de informações sobre gastronomia, turismo, lazer e cultura de Brasília na internet - para quem vive ou visita a capital do Brasil.

    Email: dicasdacapital@gmail.com

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp TikTok
    MENU
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    CADASTRE-SE

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    © 2026 Dicas da Capital - Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ❤️ e estratégia por: Avantte Digital.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.