Mão Brasileira é o novo espaço cultural do CCBB

1909

​Fotos: André Zimerer

​Na última semana, o CCBB Brasília ganhou um novo espaço cultural: ​o Mão Brasileira​. Com acervo de ​aproximadamente 3000 obras de Arte Popular Brasileira e Contemporânea​, o lugar é um misto de ​galeria, loja, livraria e espaço lúdico​. ​

​C​om ​uma enorme diversidade de artesanato, joias, livros de arte e infantis, souvenirs de Brasília, brinquedos populares e pedagógicos​, o Mão Brasileira traz obras de ​Rubem Valentim, Athos Bulcão, Veio, GTO, Artur Pereira, Gilvan Samico, Siron Franco, Jadir Egidio, Manuel Eudócio, Manoel Graciano entre outros.

Conta também com ​peças de ​design de nomes consagrados como Sergio Matos e Desfiacoco e o trabalho de diversos coletivos e associações, que possuem perspectiva artesanal como a REDEIRAS – a Associação de Artesãs Redeiras do Extremo Sul formada por mulheres da Colônia de Pescadores São Pedro/Z3, localizada à beira da Lagoa dos Patos; o Grupo de Bonequeiras do Pé de Manga – Cariri (CE) e o Instituto Família Legal – Bonito MS.

Além dos produtos expostos, o Mão Brasileira também receberá lançamento de livros, rodas de leituras, cafés com poema, miniexposições, oficinas de brinquedos e outras atividades lúdicas que serão desenvolvidas ao longo do ano. “O Mão Brasileira foi idealizado para evidenciar nosso imenso patrimônio natural e cultural. Nossas paisagens, nossa gente e nossos gestos. Todos os produtos a serem apresentados refletem o pulsar do Brasil. Queremos também nos conectar com pessoas que comunguem com nossa visão de resgate dos afetos, sonhos e histórias”, explica Luiz Fernando Pontes, idealizador do espaço.

A espaço com 60 metros quadrados, instalado ao lado do bistrô Bom Demais, privilegiará a nossa identidade sociocultural com ênfase para o trabalho autoral e saberes, priorizando esteticamente valores como criatividade, originalidade, inventividade e sustentabilidade.

​Dica:
Mão Brasileira – Espaço multicultural
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
​Tel: ​3108.7041
​Horário de funcionamento: ​De terça a domingo, das 9h às 21h
www.artebrasilpopular.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here