Menu assinado pelo chef italiano Augusto Piras é a nova experiência do Piselli

Da Redação
Foto: Divulgação

De 26 a 29 de abril, o Piselli Brasília celebra a riqueza da culinária sul-italiana com um menu fechado assinado pelo renomado chef Augusto Piras, intitulado “Delizie Marinare Del Sud D’Italia” (Delícias de frutos do mar do Sul da Itália). O menu é dividido em seis etapas – per cominciare, antipasto, primo piatto, secondo piatto, pré dessert e dolce – e, cada uma delas é harmonizada com um vinho rosé, entre rótulos brasileiros, argentinos, espanhóis, italianos e franceses.

A experiência proposta tem início com o Salmone Al Coltello com Sfera Di Grana Padano Croccante, um salmão picado na ponta de faca sobre esfera crocante de queijo Grana Padano; e com o Rotolini Di Zucchine e Gambero Dorato, um rolinho de abobrinha e camarão dourado. Os dois pratos harmonizam com o brasileiro Espumante Rosé Viva la Vida.

Como antipasto, a opção é o Carpaccio Di Tonno Con Gnocco Fritto e Polpa Di Granchio, um carpaccio de atum vermelho, aioli de wasabi e nhoque frito, recheado de guacamole e carne de caranguejo. O escolhido para harmonização perfeita do prato é o brasiliense Canindé colheita de inverno Ercoara rosé syrah 2022.

Cappellacci D’Aragosta é criação do chef para o primeiro prato, uma massa fresca recheada de lagosta e servida sobre natas de bacalhau gratinado. Dois são os vinhos dessa harmonização: o Catena Malbec Rosé 2021, da Argentina, e o Posadas Viejas Tempranillo Rosé 2020, da Espanha.

Dando sequência à experiência, o chef Augusto Piras propõe como segundo prato a Suprema Di Robalo, um robalo com crosta de espinafre, tomates confitados e batatas fondant. Para acompanhar, o italiano Castelvere Monferrato Chiaretto 2020.

Para finalizar, as propostas são, no pré dessert, o Sgroppino Al Pomodoro e Miele Di Fiori D’Arancio, um sorbet de tomate e mel de flor de laranjeira, acompanhado pelo vinho francês Rosé de la Solitude 2017; e, de doce, o Bavarese All’Amaretto e Croccanza di Pistacho, um flan ao licor de amaretto com redução de vinho passito e crocante de pistache. Este último prato é harmonizado com o francês Cuvée Sidoine Rosé 2021.

A experiência gastronômica completa, com as seis etapas e os vinhos incluídos, sai a R$ 390 por pessoa. Bebidas em geral e serviço não estão incluídos.

Sobre o chef

Nascido na Sardenha, Augusto Piras se mudou para terras brasileiras em 2000. Graduado em Hotelaria e Cozinha no Istituto Alberghiero Di Stato In Alghero, na Itália, um dos mais renomados institutos de gastronomia da Europa, ele tem um profundo conhecimento da gastronomia mediterrânea com atuações em diversos restaurantes e hotéis de vários países, como Inglaterra, Suíça, França e Espanha.

Até 2013, Augusto atuou como chef responsável pela cozinha de renomados restaurantes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agora, se dedica exclusivamente à prestação de serviços como personal chef e consultor gastronômico, atuando em todo o Brasil e no exterior em restaurantes e hotéis de alto padrão.

Dica:
Piselli Brasília
Shopping Iguatemi
Mais informações e reservas: (61) 99913-7191
Instagram: @restaurantepiselli