Misanthrofreak retorna aos palcos da capital

830

Por Felipe Oliveira
Foto: Humberto Araújo

Premiado como melhor espetáculo de teatro de 2014 em Brasília pelo Prêmio Sesc de Teatro Candango, Misanthrofreak volta aos palcos da capital, nos dias 11 e 12 de maio, no Espaço Cultural Renato Russo. O espetáculo teatral do Grupo Desvio aborda o fracasso, o erro e a dificuldade de tomar decisões de forma poética e lúdica. Estreado em Nova Iorque, a peça foi também apresentada na Alemanha, França, Espanha, Bielorússia, Estônia, Geórgia e Tunísia, além de ter feito turnê nacional com apresentações em Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Porto Velho, Dourados e São José dos Campos.

Misanthrofreak é um solo em que o diretor e ator Rodrigo Fischer transita entre o espaço cênico e o espaço cinematográfico, na qual a tentativa da personagem de controlar sua vida se confunde com a tentativa do ator de controlar a performance. Assim a linguagem audiovisual vem trazer reforço, complementaridade e oposição ao discurso teatral, permitindo que o espectador tenha uma experiência sensorial ampliada.  As novas tecnologias agem, desse modo, de maneira dialógica e ampliadora de sentidos, compondo uma obra de arte múltipla na qual as novas tecnologias interagem de maneira orgânica e complementar com a atuação teatral.

Para o professor da USP e crítico teatral Luiz Fernando Ramos “Misanthrofreak é um contra espetáculo extraordinário. Constrói meticulosamente um procedimento de auto-sabotagem contínuo e ininterrupto. A representação espetacular é desestabilizada do início ao fim e, no entanto, alguma coisa continua acontecendo e afetando o público”.  Para o jornalista e crítico Kil Abreu o espetáculo “não é sobre a representação do malogro de uma personagem de ficção. É o erro enquanto performação presente, deliberada, já não a partir exclusivamente da figura de ficção como também do ator ele mesmo, que não só se faz matéria como também inventa a dinâmica do espetáculo operando toda a sua mecânica: luz, som, vídeo”.

Dica:
Misanthrofreak
Dias 11 e 12 de maio, sábado, às 20h e, domingo, às 19h
Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Ingresso (valores referentes à meia-entrada):
Simples – R$ 10
Pontos de venda: No local
Classificação indicativa: 14 anos