Quitutices promove bate-papo sobre doença celíaca

1407

Da Redação
Foto: Pedro Santos

Maio é o Mês de Conscientização da Doença Celíaca, uma patologia autoimune provocada por uma reação ao glúten, proteína presente no trigo e em alguns tipos de cereais. Para trazer mais informações sobre esta disfunção que atinge cerca de 1 milhão de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, a chef Inaiá Sant’Ana criou o projeto Café com Especialista, que estreia neste sábado, dia 11 de maio, às 10h30, na Quitutices.

A roda de conversas com profissionais da área da saúde, com foco no tema “Gluten Free não é MIMIMI”, vai trazer especialistas que abordarão aspectos básicos e informativos para conscientização da doença celíaca. Questões sobre sintomas, diagnóstico, riscos da doença, diferenças entre intolerância e alergia, além da importância de uma ajuda nutricional para quem já foi diagnosticado, farão parte dos debates.

Uma das convidadas desta edição é a gastropediatra Lenora Gandolfi, especialista em doença celíaca, professora de pediatria na Universidade de Brasília e pós-doutorada em doença celíaca, na Itália. Gandolfi foi a responsável por trazer, da Itália para o Brasil, o teste para o diagnóstico da patologia. A segunda participante é a nutricionista Joana Lucyk, mestre em Nutrição Humana, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva, Fitoterapia Funcional e pós-graduanda em Genômica Nutricional, além de idealizadora do Tempero Meu, projeto que une gastronomia, cultura e saúde em cursos e eventos.

Para Joana, iniciativas com essa são fundamentais no processo de busca por saúde. “É preciso entender que a doença celíaca exige muitos cuidados e, quanto mais pessoas entenderem isso, mais fácil ficará para os portadores da doença obterem qualidade de vida”, afirma.

Os interessados em participar do Café com Especialista devem se inscrever gratuitamente pelos telefones da confeitaria. A Quitutices vai sortear um bolo entre o público participante do evento. Além disso, quem se inscrever até esta sexta-feira (10/5) ganhará um voucher de 15% de desconto, válido para consumo de qualquer item da loja no sábado (11/5).

Dica:
Quitutices
CLS 315, Bloco A, Loja 33
Tel: 3543-5057 / 98303-5396 (WhatsApp)
Horário de funcionamento:
Segunda, das 13h às 19h; de terça a sábado, das 10h às 20h.