Publicidade
Início Daqui e Dali Não curte Carnaval? Aproveite estas dicas turísticas pelo DF

Não curte Carnaval? Aproveite estas dicas turísticas pelo DF

Publicidade

Da Redação
Fotos: Divulgação

O Carnaval em Brasília promete ser vibrante e plural, oferecendo uma combinação única para moradores e visitantes. De um lado, a efervescência dos blocos de rua; do outro, a serenidade de roteiros turísticos voltados à tranquilidade, ao contato com a natureza e à espiritualidade. A Secretaria de Turismo traz dicas para quem quer aproveitar a folia com sossego.

Praça dos Três Poderes – Foto Luís Tajes

A secretaria disponibiliza a coleção Rotas de Brasília, composta por miniguias com experiências segmentadas, pensadas para que moradores e turistas aproveitem diferentes aspectos da capital. O material reúne opções para toda a família, que vão desde vivências cívicas, passando por ícones como o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes, até atrativos voltados ao relaxamento e ao contato com a natureza.

Durante o período carnavalesco, a recomendação da Setur-DF para quem busca tranquilidade são os miniguias voltados a turismo religioso, turismo de natureza e turismo de diversão — este, especialmente para o público infantil. Entre as opções estão as rotas Náutica, da Paz, do Cicloturismo, do Cerrado, das Uvas e Lago Oeste.

Salto do Tororó – Foto: Geovana Albuquerque

Amantes da Natureza

Na rota do Lago Oeste, os visitantes têm a oportunidade de fazer passeios, explorar trilhas, descansar e aproveitar a gastronomia do Núcleo Rural Lago Oeste, região pertencente a Sobradinho, que abrange uma área situada entre a Reserva Biológica da Contagem e o Parque Nacional de Brasília.

Já a rota do Cerrado é ideal para os amantes da natureza, com opções de locais variados como a Floresta Nacional de Brasília, Salto do Tororó, Zoológico de Brasília, Chapada Imperial, Jardim Botânico, entre outros.

Se a vontade é de dar um mergulho, o Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, é uma ótima opção. A entrada de visitantes é aberta das 6h às 16h, com os portões podendo fechar mais cedo se atingir a lotação máxima (1.500 pessoas). As piscinas funcionam até as 17h. Aventureiros podem explorar alguma das três trilhas do local, com 5 km, 10 km e 15 km de extensão, que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta.

O Salto do Tororó, localizado entre a BR-251 e a DF-140, em Santa Maria, também é uma alternativa popular. A região é um dos locais mais procurados para banhos de cachoeira e ecoturismo no DF. Bastante frequentado por praticantes de rapel e mountain bike, o local também oferece aventuras para toda a família.

Para aqueles que desejam assistir ao pôr do sol, curtir a natureza e, quem sabe, fazer um piquenique, todos os parques estarão de portas abertas. A Ermida Dom Bosco (aberta todos os dias, das 6h às 20h) e o Parque Morro da Asa Delta (aberto todos os dias, das 6h às 18h), por exemplo, oferecem belas vistas da cidade e extensa área de Cerrado nativo, além de ciclovias, trilhas e vias para caminhada.

Turismo rural

Para quem prefere aproveitar o Carnaval longe da agitação, Brasília também se destaca como destino de turismo rural e de natureza. “Temos uma folia contagiante nos blocos de rua, mas também somos um refúgio para quem busca tranquilidade e contato com a natureza”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. “As rotas turísticas são um convite para explorar o que o Distrito Federal tem de melhor”.

Entre as opções para quem busca descanso e sossego durante o Carnaval, a Setur-DF tem três indicações iniciais: Sítio Pinheiros, em Brazlândia, a cerca de 45 km do centro de Brasília, com ambiente rural e acolhedor; Hotel Fazenda Águas Emendadas, em Planaltina, a aproximadamente 54 km da capital, ideal para atividades ao ar livre com conforto; e Rancho Moreira, em Ceilândia, a cerca de 40 km do Plano Piloto, que oferece uma experiência autêntica do campo para toda a família.

“Além da tranquilidade, o ambiente rural contribui diretamente para o bem-estar físico e emocional”, pontua o presidente do Sindicato do Turismo Rural e Ecológico (Ruraltur DF), Fernando Mesquita. “Atividades como trilhas, banhos de floresta e até a agricultura terapêutica ajudam a aliviar o estresse e revitalizar o organismo. Somada a isso, a alimentação saudável, com ingredientes frescos e orgânicos produzidos localmente, completa a experiência.”

Rota das Uvas

Rota das Uvas

Outra opção que vem ganhando destaque para quem busca um Carnaval mais tranquilo são as vinícolas do DF, que integram o enoturismo local e oferecem experiências voltadas ao lazer, à contemplação e à gastronomia. Localizadas, em sua maioria, em áreas rurais, as vinícolas proporcionam visitas guiadas, degustações, paisagens bucólicas e contato direto com a produção de vinhos e espumantes, em um ambiente acolhedor e sofisticado.

Durante o feriado, esses espaços se tornam alternativas ideais para quem deseja desacelerar, apreciar sabores locais e vivenciar momentos de descanso em meio à natureza, reforçando o potencial da capital como destino de turismo de experiências e bem-estar. Veja as opções na Rota das Uvas de Brasília.

Templo da Boa Vontade Foto: Paulo H. Carvalho

Turismo religioso

Entre os destaques do turismo religioso, o Templo da Boa Vontade (TBV) promove, entre os dias 14 e 17 deste mês, o Plantão de Assistência Espiritual Caridade Completa, com programação especial voltada à reflexão, oração e espiritualidade ecumênica. Já o Mosteiro de São Bento realiza, entre os dias 14 e 18, o tradicional Retiro de Preparação para a Quaresma.

A programação religiosa inclui ainda a 40ª edição do Rebanhão, entre os dias 15 e 17 deste mês, com o tema “É Ele Quem dá a Todos a Vida”. Com apoio do GDF, o evento é promovido pela Renovação Carismática Católica do Distrito Federal.

A Setur-DF reforça que alguns atrativos podem ter funcionamento diferenciado durante o período carnavalesco. Por isso, é recomendável verificar previamente o atendimento junto aos locais incluídos em cada rota.

Fonte: Setur-DF

Publicidade

Sair da versão mobile