Orquestra Sinfônica apresenta concerto dedicado a Mozart

408

Da Redação
Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira, dia 6 de agosto, no Cine Brasília, com entrada gratuita, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta um concerto dedicado ao ao compositor austríaco Mozart. A seleção inclui obras-primas do classicismo do autor do século 18. A regência é do maestro Cláudio Cohen.

“Mozart é um compositor obrigatório nas temporadas das orquestras profissionais em todo o mundo. Sempre estará presente, inclusive mais de uma vez na temporada”, afirma o maestro.

No programa estão abertura da ópera “Clemenza di Tito”, o “Concerto para Clarineta”, com a participação da solista Renata Menezes, e a “Sinfonia nº 39”. A regência será do próprio Cohen. Ele informa que “Clemenza di Tito” é uma das últimas óperas de Mozart: “A abertura dura cinco minutos e apresenta os principais temas a serem desenvolvidos no peça”.

Sobre o “Concerto de Clarineta”, o maestro diz que se trata de “uma obra prima; seu adágio é um dos mais belos da história da música, peça obrigatória no repertório de todos os clarinetistas”. A execução dura cerca de meia hora. Renata Menezes é clarinetista premiada e faz parte da OSTNCS desde 2000.

A “Sinfonia 39”, obra no ápice do Classicismo, inicia-se com uma introdução lenta, seguida de parte rápida, dentro em um estilo galante, explica Cohen. Define o último movimento como “virtuoso e brilhante”. Ainda segundo o maestro, pelo grau de dificuldade, é peça cobrada em concursos para ingresso em orquestras. Também tem duração aproximada de 30 minutos.

Dica:
Concerto Wofgang Amadeus Mozart
Regência do maestro Cláudio Cohen
Dia 6 de agosto, às 20h
Local: Cine Brasília (106/107 Sul)
Entrada gratuita, mas sujeita à lotação (acesso a partir de 19h30)