Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho
Juntar aprendizado com diversão no período das férias da criançada. É com essa proposta que o Planetário de Brasília Luiz Cruls oferece uma programação especial durante o mês de janeiro para despertar ainda mais o espírito explorador sobre o cosmos e a ciência, não só dos pequenos, mas de toda a família.
Durante a visita, o público pode conferir uma projeção do céu estrelado e um vídeo sobre astronomia, com 35 minutos de duração, por meio do projetor central astronômico SpaceMaster. São cinco sessões, de terça a domingo, nos horários das 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos pessoalmente 30 minutos antes da sessão. A capacidade máxima é de 80 lugares.
No local, os visitantes podem ver a exposição Uma viagem no espaço-tempo, com visita guiada, além de conhecer um local destinado à Agência Espacial Brasileira. “Nesse período nós fazemos atividades que são mais recreativas, então utilizamos a parte do ensino com jogos e brincadeiras e o importante é a difusão científica”, destaca o diretor do Planetário, Junior Berbet.
A estimativa é que, ao todo, mais de 10 mil pessoas visitem a instalação neste mês. “Por isso, a gente pede para que os interessados cheguem com a antecedência de 30 a 60 minutos para conseguir pegar senha e assistir as atrações na cúpula” orienta Berbet.
Para o diretor, o local é um espaço onde as crianças podem instigar a curiosidade pela astronomia e aprofundar os conhecimentos na ciência. “É uma chance única de se conectar com aspectos que vão além da percepção visual humana, oferecendo também a oportunidade de aprofundar o conhecimento em astronomia”, destaca.
Astronomia em família
Com muita cultura, história e entretenimento, a visita ao local promove sensações diversas em quem passa por lá. O pequeno Nycolas, de 7 anos, por exemplo, chegou ansioso para conhecer os mistérios dos astros e da astronomia. Acompanhado dos pais, a criança queria saber mais sobre o sistema solar. “Ele tem muita curiosidade no assunto e gosta de assistir planetas, então meu pai deu a ideia da gente vir conhecer o Planetário”, relata a mãe Iara Ramos, 28, que também aproveitou a ida para levar os outros dois filhos, de 6 e 2 anos. Foi a primeira vez da família no Planetário e a expectativa era vivenciar um local que é referência em Brasília. “Aproveitar para conhecer e também gastar um pouco de energia das crianças”, conta a mãe animada.
Pessoas de outros estados e países, que vivenciam as experiências educativas e imersivas sobre astronomia e ciências espaciais também aprovam a experiência, como Onésima Aguiar Campos, 41. Ela saiu de Palmas, no Tocantins, com o marido, o filho e a sobrinha para conhecer a capital federal durante as férias, uma das atividades era conhecer o Planetário de Brasília. “Meu filho tem um encantamento muito grande pela astronomia. Ele gosta e é muito curioso com relação aos planetas, aos meteoros, meteoritos e ao sistema solar como um todo. Então um dos passeios que escolhemos fazer aqui era o Planetário”, contou a professora. A ida possibilitou a família a ter mais conhecimentos sobre o espaço. “Nós viemos para tornar esse contexto mais prático para as crianças”, destacou Onésima.
Planetário de Brasília
O icônico espaço brasiliense completou 50 anos em 2024, com mais de 102 mil visitantes em 2024. O equipamento público é espaço cultural, histórico e de entretenimento, voltado à educação e divulgação científica e o possui três pavimentos.
O visitante é consultado na recepção sobre o modelo de visitas que prefere ter, podendo ser livres ou guiadas. Não é necessário agendamento prévio para ter acesso à exposição, basta comparecer ao local. A visita é gratuita e atende a todas as idades. Para grupos organizados, escolas e outros é solicitado agendamento antecipado pelo telefone: (61) 98199-2692.