Prêmio vai reconhecer de forma inédita profissionais que promovem turismo do DF

Da Redação
Foto: Divulgação

Promovido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o “Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo”,  que celebra medidas inovadoras de empresas, profissionais e iniciativas em prol da promoção da capital federal como destino, está com inscrições abertas.

Profissionais e iniciativas que contribuíram para o fortalecimento de Brasília como destino e para a inovação do mercado turístico terão reconhecimento inédito pela Setur-DF. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro em 23 categorias. Entre os profissionais (Pessoa Física), serão reconhecidos: Personalidade do Ano, Mulheres empreendedoras, Academia, Dirigentes e Parlamentares, Gestores e Técnicos, Empreendedores de Médio e Grande Porte, Micro e Pequenos Empreendedores, Instituições da Sociedade Civil Organizada, com ou sem fins lucrativos, Representantes de Grupos ou Coletivos, Guia de Turismo, Profissionais de Imprensa e Profissionais de Mídias Sociais.

Entre as empresas e organizações (Pessoa Jurídica), podem concorrer as iniciativas que contribuíram, comprovadamente, de forma significativa para o turismo do Distrito Federal, e que tenham sido implementadas por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor nos últimos 24 meses, a contar da data de publicação do edital, e enquadrar-se em uma das 11 categorias previstas no regulamento, que são: Agências de Turismo, Agências de Receptivo, Equipamentos de Entretenimento Natural e/ou Cultural, Meios de Hospedagem, Experiências Autênticas – Turismo criativo e Turismo de base Comunitária, Produção Associada ao Turismo, Tecnologia no Turismo, Experiências Acessíveis, Expressões e Manifestações Culturais, Captação de Evento Nacional e Internacional e Experiências reformuladas pós-pandemia.

As inscrições devem ser enviadas pelo e-mail premio@setur.df.gov.br com toda a documentação exigida e as informações que constam no Formulário de Inscrição (Anexo I) e das Declarações (Anexo II) do edital.

Edital para profissionais:  http://www.turismo.df.gov.br/edital-de-selecao-publica-no-02-2020/

Edital para empresas, organizações e afins: http://www.turismo.df.gov.br/edital-de-selecao-publica-no-03-2020/

A comissão julgadora dos candidatos habilitados será formada por representantes da Setur-DF, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo e da Fecomércio. O evento de entrega dos troféus e do selo da premiação aos vencedores será no dia 16 de dezembro.

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a premiação tem uma importância fundamental no reconhecimento de iniciativas transformadoras do segmento, que emprega 1 em cada 5 trabalhadores do mundo. “A cadeia econômica do turismo é ampla e tem um forte componente de inclusão social e de sustentabilidade. Queremos mostrar a força do setor em se transformar, oferecer alternativas, inovar, ao mesmo tempo em que movimenta as engrenagens da economia”, afirma.

Segundo ela, as empresas do setor foram as que mais sofreram com a pandemia de Covid-19 e que o momento é de otimismo com a retomada. “O reaquecimento da economia passa necessariamente pela retomada do turismo, que traz empregos, solidifica a economia local e valoriza o patrimônio imaterial de forma efetiva, a curto prazo. A hora é de valorizar o que temos de bom e resgatar a confiança do setor”, completa a titular do Turismo do DF.

Para a escolha dos vencedores, serão analisados critérios que vão desde a eficiência das ações implementadas à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais, passando pelos fatores de inovação, sustentabilidade e abrangência territorial.

Conheça as categorias:
– Profissionais (Pessoa Física)
Personalidade do Ano: pessoas físicas com atuação individual ou em grupo;
Mulheres empreendedoras: Mulheres empresárias;
Academia: professores, pesquisadores, cientistas, dentre outros ligados ao ensino e pesquisa;
Dirigentes e Parlamentares: agentes políticos investidos de cargos públicos por meio de eleição, nomeação ou designação, cuja competência advém da própria Constituição, como os chefes de Poder Executivo e membros do Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas, além de cargos de Diplomatas, Ministros de Estado e de Secretários nas Unidades da Federação;
Gestores e Técnicos: agentes públicos que atuem diretamente com políticas voltadas ao turismo, como diretores, superintendentes, gerentes, coordenadores, técnicos, consultores e analistas;
Empreendedores de Médio e Grande Porte: empresários de empresas de médio e grande porte, gestores privados ou representantes de entidades que atuem em atividades econômicas ligadas diretamente à cadeia produtiva do turismo em empresas do porte dessa categoria – tais como: hotelaria, agência de viagens, empresa aérea, parques temáticos, eventos, locadoras de automóveis, trens turísticos, empresas de ecoturismo e aventura, resorts, camping, centro de convenções e feiras, bares e restaurantes, cruzeiros, transportadoras turísticas, receptivos e operadores de turismo;
Micro e Pequenos Empreendedores: micro e pequenos empresários, gestores privados ou representantes de entidades que atuem em atividades econômicas ligadas diretamente à cadeia produtiva do turismo em empresas do porte dessa categoria – tais como: hotelaria, agência de viagens, empresa aérea, parques temáticos, eventos, locadoras de automóveis, trens turísticos, empresas de ecoturismo e aventura, resorts, camping, centro de convenções e feiras, bares e restaurantes, cruzeiros, transportadoras turísticas, receptivos e operadores de turismo;
Instituições da Sociedade Civil Organizada, com ou sem fins lucrativos: ativistas, dirigentes ou profissionais de entidades do 3º setor;
Representantes de Grupos ou Coletivos: Representantes de grupos ou coletivos que atuem em projetos ligados diretamente à cadeia produtiva do turismo;
Guia de Turismo: Guias de turismo que trabalham acompanhando grupos de pessoas durante a excursões, passeios e viagens
Profissionais de Imprensa: Profissionais atuantes como jornalistas, repórteres, editores, escritores editoriais, colunistas;
Profissionais de Mídias Sociais: blogueiros, influenciadores digitais.

– Iniciativas, empresas, organizações (Pessoa Jurídica)
Agências de Turismo: Iniciativas realizadas por agências de turismo que promovam o Distrito Federal, com resultados tangíveis. Entende-se por agências de turismo a pessoa jurídica que exerce a atividade econômica de intermediação remunerada entre fornecedores e consumidores de serviços turísticos ou os fornecedores diretamente.
Agências de Receptivo: Iniciativas inéditas e/ou inovadoras realizadas pelas agências de receptivo que promovam e/ou ampliem a experiências vividas pelos turistas no Distrito Federal. Entende-se por agências de receptivo as empresas que têm como principal atividade a venda e a operação direta de serviços turísticos em um ou mais destinos, tais como: passeios traslados, city tour, entre outros.
Equipamentos de Entretenimento Natural e/ou Cultural: Iniciativas inéditas e/ou inovadoras em equipamentos de entretenimento, sejam eles naturais e/ou culturais, que proporcionem uma experiência única ao turista do Distrito Federal. Entende-se por equipamento de entretenimento natural e/ou cultural os atrativos turísticos locais, equipamentos, edificações, obras e elementos da natureza que atraem fluxos turísticos (lago, cavernas, cachoeiras, clima, flora, fauna e tantos outros).
Meios de Hospedagem: Iniciativas inéditas e/ou inovadoras realizadas em meios de hospedagem que promovam o Distrito Federal, com resultados tangíveis. Entende-se por meios de hospedagem os empreendimentos ou estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituição, destinados a prestar serviços de alojamento temporário, ofertados em unidades de frequência individual e de uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços necessários aos usuários, denominados de serviços de hospedagem, mediante adoção de instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária.
Experiências Autênticas – Turismo criativo e Turismo de base Comunitária: Iniciativa que comprovadamente promova o desenvolvimento do turismo de base local e/ou criativo do Distrito Federal, com resultados tangíveis. Entendendo como turismo de base local ou turismo de base comunitária aquele organizado a partir de um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, que gera benefícios coletivos, promove a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas populações e a utilização sustentável para fins recreativos e educativos, dos recursos naturais. Entende-se por turismo criativo a experiência autêntica resultante da participação e da aprendizagem ativa dos turistas em atividades peculiares na comunidade receptora.
Produção Associada ao Turismo: Iniciativa que comprovadamente promova a integração da produção local à cadeia produtiva do turismo do Distrito Federal, com resultados tangíveis. A produção associada ao turismo está vinculada a atividades artesanais, industriais, artísticas, gastronômicas ou de agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capazes de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores e os sabores brasilienses. É o design, o estilismo, a tecnologia: o moderno e o tradicional.
Tecnologia no Turismo: Iniciativa que tenha maximizado as oportunidades relacionadas ao uso da tecnologia para avançar no desenvolvimento do turismo no Distrito Federal ou melhorar a experiência turística dos visitantes, seja oferecendo oportunidades para superar desafios e problemas do setor turístico, ou ainda para aumentar a divulgação de informações turísticas e ao turista ou para proporcionar a gestão eficiente de recursos, entre outros; assim como projetos que tenham implementado alguma ferramenta tecnológica em pontos ou equipamentos turísticos de forma inovadora.
Experiências Acessíveis: Iniciativa inédita e/ou inovadora em empreendimentos e equipamentos turísticos do Distrito Federal que promovam a integração das pessoas com deficiência. Turismo Acessível é o termo técnico para definir a possibilidade e condição da pessoa com deficiência alcançar e utilizar, com segurança e autonomia, edificações e equipamentos de interesse turístico.
Expressões e Manifestações Culturais: Iniciativas inéditas e/ou inovadoras em expressões e manifestações culturais que motivem o deslocamento de pessoas para conhecê-los e, consequentemente, promovam o desenvolvimento do turismo do Distrito Federal.
Captação de Evento Nacional e Internacional: Casos de captação para o Distrito Federal de eventos nacionais e internacionais, desenvolvidos por CVB – convention&visitors bureau, empresa, entidade, associação, organizadora de eventos ou agência de promoção.
Experiências reformuladas pós-pandemia: Iniciativas inéditas e/ou inovadoras desenvolvidas por empreendimentos e equipamentos turísticos no intuito de dirimir o impacto causado pela pandemia de SARS-Cov-2.

Veja o cronograma da premiação
Período de Inscrições – Até 18 de novembro de 2020
Divulgação Preliminar dos Habilitados por Categoria – 19 de novembro de 2020
Prazo para Recurso do Resultado Preliminar dos Habilitados por Categoria – De 20 a 26 de novembro de 2020 (5 dias úteis)
Divulgação do Resultado Definitivo dos Habilitados por Categoria – 27 de novembro de 2020
Análise das propostas – Dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2020
Divulgação Preliminar dos Finalistas por Categoria – 1º de dezembro
Prazo para Recurso do Resultado Preliminar dos Finalistas por Categoria – De 02 a 08 de dezembro de 2020 (5 dias úteis)
Divulgação do Resultado Definitivo dos Finalistas por Categoria – 09 de dezembro de 2020
Cerimônia de entrega dos troféus e declarações de reconhecimento – 16 de dezembro de 2020

Fonte: Setur DF