Primeiro Olhar, o Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância

324

Da Redação
Foto: Carlos Laredo

Realizado pela cia teatral hispano-brasiliense La Casa Incierta, o festival Primeiro Olhar, dedicado às criações cênicas voltadas para o público da primeira infância, chega em 2019 à sexta edição e ocupa o Espaço Cultural Renato Russo entre 31 de agosto e 22 de setembro.

A programação é composta por espetáculos da companhia, especializada em teatro para essa faixa etária, com peças lúdicas e poéticas, sempre em busca de instigar nos pequenos espectadores o interesse pelas artes e as capacidades infinitas com que nascem os seres humanos.

Em 2019, além dos espetáculos, a programação conta com o lançamento do canal de vídeo Bebe Lume e com a exposição Aldeia Adormecida, de Gabriel Guirá. Esta edição é primeira do festival como integrante da FIBRA, a rede de Festivais Internacionais Brasileiros para Crianças e Jovens.

A primeira infância, que compreende os seis primeiros anos de vida de uma criança, é uma fase de descobertas e aprendizado primordial para o desenvolvimento intelectual, afetivo e social do ser humano. Ao nascer, o olhar da criança é pioneiro em relação ao mundo e contempla com todos os sentidos para criar, pesquisar e inventar. Na porta da vida, esse primeiro olhar guarda toda a memória da humanidade e a sua amplitude é o que garante a vanguarda da evolução humana. Não é por acaso que, nesses primeiros passos pela superfície das relações, se tecem os alicerces mais profundos do que chamamos de personalidade. As mães, os pais e o entorno cuidador sabem que o tecer de uma criança é tremendamente intenso e vivo.

Os espetáculos do Primeiro Olhar – VI Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância do DF foram criados a partir dessas percepções e nascem para festejar as fontes originarias das artes humanas. Em 2019, o evento brasiliense chega à sexta edição – realizado em uma parceria com o Festival Cena Contemporânea – em uma atitude de resistência, sendo realizado apesar do cancelamento do Edital FAC Áreas Culturais 2018.

Dica:
Primeiro Olhar – VI Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância
De 31 de agosto a 22 de setembro, aos sábados e domingos, às 11h e 16h
Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul).
Programação:
31 de agosto e 1º de setembro: Canto do medo;
7 e 8 de setembro: Pupila d’água;
14 e 15 de setembro: Café frágil;
21 e 22 de setembro:Geometria dos sonhos.
Ingressos: R$ 30 e 15 (meia), à venda a partir de uma hora antes das apresentações.
Classificação indicativa: Livre (indicado para crianças de zero a cinco anos)