Foto: Divulgação

De 8 a 11 de novembro, na Caixa Cultural Brasília, o ator Matheus Nachtergaele homenageia a mãe, a poetisa Maria Cecília Nachtergaele, falecida em 1968, com o espetáculo “Processo de Conscerto do Desejo”. No palco, ele recita os textos da poetisa acompanhado do músico Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann.

A peça estreou em julho de 2015, quando Matheus e Luã Belik apresentaram, no Festival de Teatro de Ouro Preto e Mariana, um recital com músicas que compuseram juntos, acompanhados dos poemas de autoria da mãe poetisa, além das canções por ela adoradas.

Nesta segunda etapa do processo, Matheus passa a dizer os textos de Maria Cecília em primeira pessoa, numa operação delicada de possessão e homenagem. Há um ano na estrada, a peça já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Brasília, Paraty, Uberlândia, Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, entre outras.

A construção desse espetáculo, segundo o ator (e diretor), acontecerá diante do público: “Preciso das pessoas como observadores emocionados. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um horário alternativo, um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana”.

Dica:
Processo de Conscerto do Desejo – com Mateus Nachtergaele
De 08 a 11 de novembro. Quinta a sábado, às 20h; Domingo, às 19h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de livros).
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h
Classificação Indicativa: 16 anos
Mais informações: 3206-6456

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here