Publicidade
Início Agenda Cultural Projeto reúne artistas para celebrar a viola caipira raiz na Torre de...

Projeto reúne artistas para celebrar a viola caipira raiz na Torre de TV

Publicidade

Da Redação
Foto: Divulgação

Com entrada gratuita e sorteio de uma viola, no dia 31 de agosto, a Praça de Alimentação da Torre de TV será palco de um evento especial que promete encantar os amantes da música caipira. O projeto “Macedo & Mariano Convida” vai reunir artistas convidados para celebrar a autêntica viola caipira, instrumento que é parte fundamental do legado cultural brasileiro.

O objetivo central do projeto é identificar e destacar artistas de vários gêneros musicais que utilizam a viola caipira como instrumento de maior relevância em suas carreiras. Para a dupla brasiliense Macedo & Mariano, formada por Hernando Macedo de Carvalho (Macedo) e Elizeu José Dourado Filho (Mariano), idealizadores do projeto a ideia é preservar e difundir a cultura caipira através da música.

A viola caipira tem uma longa trajetória no Brasil, começando no interior com duplas caipiras, repentistas e violeiros de devoção. Hoje, é praticada por novos violeiros e violeiros de alta performance, abrangendo uma variedade de estilos musicais, desde o pagode de viola até a música erudita. “O projeto defende que todas essas possibilidades artísticas agregam valor ímpar à Música e Viola Caipira, fortalecendo esse ícone material e imaterial brasileiro”, afirma Mariano.

Entre os convidados estão:

Jacarandá e Braúna- O nome de batismo é Ismar Resende e Geraldo de Oliveira, mas a escolha da dupla foi por um nome de duas árvores fortes e duradouras. O brasiliense Ismar escolheu Jacarandá, por conta de um violão confeccionado com essa madeira, que foi presente do pai. Geraldo não titubeou ao escolher Braúna, árvore que na pequena cidade mineira de Manhuaçu que sempre foi usada para construir porteiras, curral e até casas. Juntos há 15 anos, a dupla se conheceu na igreja Metodista e desde então vem cantando e dedilhando o melhor da música caipira. “Tocamos de tudo um pouco, desde que seja caipira e que fale da vida no sertão”, afirmam os violeiros.

Edy Miranda e Lucas Telles- Edy tem quase o dobro da idade de Lucas. Mas essa diferença de geração não importa para quem é apaixonado pelo autêntico sertanejo do campo. Nascido na cidade paulista de São Caetano do Sul desembarcou em Brasília com um ano de idade. Lucas é brasiliense e desde os cinco anos começou a cantar por conta da influência de um tio avô que gostava de moda de viola. Além da paixão pela música essa dupla também tem em comum a deficiência visual. Os dois são cegos e costumam dizer que enxergam o mundo através da música. “Ela nos inspira e cria as imagens em nossas cabeças”, afirma Lucas. No repertório dos shows não pode falatar Renato Teixeira, Almir Sater, Zé Mulado e Cassiano, entre outros clássicos. Para eles o que mais encanta na música caipira são as histórias simples que acontecem no dia a dia com início, meio e fim.

Del Caminheiro- Alan Neias de Carvalho é conhecido no meio musical como Del Caminheiro. Cantor desde os 13 anos de idade, ao longo de 35 anos se apresenta na noite com um repertório eclético, que vai desde MPB, música country e rock´n roll. Ritmos que ganham o ritmo da viola caipira em suas interpretações. Para o projeto “Mariano e Macedo Convida”, Del convidou o filho Lyan Godan de 15 anos para acompanhá-lo no violão. Criado em uma família de pai cearense e mãe escritora e poeta goiana, Del define seu show como: “Da vida ao pop com viola e da vida a viola com outros ritmos”.

Júlia e Gaby Viola- Com talento e carisma essa dupla, formada por primas, vem conquistando o público por onde passa. Maria Gabriela, conhecida como Gaby Viola já tem uma trajetória notável no mundo da música aos 17 anos. Sua jornada começou aos seis anos quando participou da formação de um coral e aos nove descobriu a viola e junto com o pai formou a primeira dupla sertaneja com apenas 10 anos. Júlia Soares, de 16 anos tem afinidade com a música desde pequena influenciada pelos pais e avós, que compartilhavam o amor pelo “modão”, em Buritis (MG), sua cidade natal. Agora, juntas, Júlia Soares & Gaby Viola prometem levar o melhor da música sertaneja raiz para o público com suas vozes melodiosas e muito talento.

Folia de Reis e Catira Irmãos Vieira- Com mais de cem anos de tradição, passados de pai para filho, a Folia de Reis Irmãos Vieira tem reconhecimento nacional e já foi tema de várias pesquisas sobre esse patrimônio imaterial brasileiro. Violeiros de Devoção, os irmãos Vieira já foram agraciados com o prêmio Voa Viola da Caixa Econômica Federal como o Grupo mais tradicional do Brasil. Natural do município de Bonfinópolis (MG) foram criados dentro das tradições das folias de Reis, que agora levam para os shows que apresentam.

Macedo e Mariano- O amor pela viola caipira dessa dupla brasiliense também foi passado de geração pra geração. Hernando Macedo de Carvalho “Macedo” e Elizeu José Dourado Filho “Mariano” se conheceram em uma roda de cantoria em 2004 e no mesmo ano formaram a dupla com o objetivo principal de preservar, difundir a cultuar a música caipira, tendo a viola como fio condutor. Participaram de importantes festivais, produziram encontros de violeiros, lançaram CD, foram personagens de documentário e lançaram músicas autorais. E agora realizam projetos para manter viva e levar para o maior número de pessoas esse patrimônio cultural brasileiro.

O projeto “Macedo & Mariano Convida” defende que todas essas possibilidades artísticas agregam um valor ímpar à música e à viola caipira e pretende, com isso, fortalecer esse ícone material e imaterial brasileiro. A dupla convida a todos para se juntarem a eles em uma tarde de celebração da cultura caipira, em um evento que promete ser inesquecível para a comunidade brasiliense.

Além do show gratuito na Torre de TV, o projeto realizará apresentações em três escolas públicas da Ceilândia para os alunos, no Restaurante Universitário na UnB e no IFB- Instituto Federal de Brasília, como contrapartida do projeto, que conta com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo. O projeto vai realizar o sorteio de uma viola caipira. Para participar, basta levar dois quilos de alimento não perecível nos eventos que acontecerem nas escolas públicas, na UnB e no IFB, e também na Torre de TV, que serão doados ao Instituto SolidArt. Uma iniciativa sem fins lucrativos, localizada em Samambaia, que oferece auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade e de rua no Distrito Federal. O sorteio acontecerá no dia 31 de agosto, na Torre de TV, com transmissão ao vivo pelo instagram do projeto.

Dica:
“Macedo & Mariano Convida”
Dia 31 de agosto, a partir das 13h
Local: Praça de Alimentação da Torre de TV
Entrada gratuita

Publicidade

error: Conteúdo protegido, proibido cópia.
Sair da versão mobile