Saiba com economizar energia durante a quarentena

Da Redação
Foto: Divulgação

Medidas de isolamento social, a família inteira em casa em período integral e a certeza que a conta de luz vai pesar no fim do mês. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dá algumas dicas de como diminuir as surpresas com o valor da fatura de energia elétrica nos próximos meses.

Ar condicionado – No período da manhã, recomenda-se utilizar ventilador até o limite em que o seu efeito não garante mais o conforto e a concentração necessária para a realização de seu trabalho. A partir daí, ligue o ar condicionado e regule a temperatura para manter o local de trabalho confortável, sem necessidade de gelar o ambiente. Na parte da tarde o processo é o inverso, ou seja: mantenha o ar ligado até o horário que você perceber que o conforto necessário para o ambiente possa garantido, mesmo que parcial, pelo ventilador.

Iluminação – Maximize o uso da luz natural, com o cuidado de manter os vidros da janela fechado para não forçar o ar condicionado quando ele estiver em funcionamento. Outra dica é substituir as lâmpadas do ambiente do trabalho por lâmpadas de LED.

Computadores – Programar a tela para entrar em estado de dormência, sempre que for ausentar-se por mais de 5 minutos.

Geladeira – Fazer bastante gelo durante a noite e gelar água em garrafas térmicas para ser servida sempre a sede chegar.

Gambiarras – Evite ligar vários aparelhos em uma mesma tomada através dos tradicionais benjamin, porque além de apresentar risco de curto-circuito e até provocar incêndio, eleva as perdas de energia pelo efeito joule (aquecimento).