Saiba como participar do festival de lanternas japonesas que acontece nesta segunda em Brasília

Da Redação
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (30) Brasília recebe a 1ª edição do Festival Tooro Nagashi, uma tradição japonesa que coloca lanternas em uma superfície de água, com o objetivo de iluminar o caminho dos entes queridos que morreram. O evento, uma iniciativa da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste, acontece no Lago Paranoá, no Clube do Congresso, às 17 horas. Para evitar aglomeração, apenas os organizadores do evento vão posicionar as luzes na água.

Segundo os organizadores, serão produzidas pequenas lanternas de papel que carregam os nomes dos falecidos. Quem quiser participar, deve preencher, até este domingo (29), um formulário on-line com o nome do ente querido. O material é confeccionado de graça.

A homenagem será gravada e transmitida durante a programação do Festival do Japão Brasília deste ano, marcado para os dias 5 e 6 de dezembro, de forma remota.

O ritual Tooro Nagashi (ou Toro Nagashi), vem da tradição do Japão para homenagear os antepassados. Os japoneses acreditam que o ato ajuda o ente falecido a encontrar um caminho de paz e de tranquilidade, explica Kuniyoshi Yasunaga, coordenador do Festival do Japão.

Tooro Nagashi é nome do ritual para ‘iluminar caminho de entes queridos que morreram’; velas serão espalhadas no Lago Paranoá. Interessados podem enviar nome de pessoa que faleceu até este domingo (29).

“O Toro é uma lanterna que vai flutuando na água. Dentro desta lanterna, vai uma vela, e o significado é que o espírito da pessoa vai ser iluminado com essa vela para seguir o caminho da paz”, conta Yasunaga. No país asiático, a cerimônia é realizada ao anoitecer do último dia de finados, data que lá é comemorada em agosto, durante três dias consecutivos.

Dica:
1ª edição do Festival Tooro Nagashi
Para participar preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnZ78UW2UImLILuDsZGDDs1GmNv_f3izvFUrQWHk7heV57WA/viewform