Sarau Cultural no Interior

404

Por Felipe Oliveira
Foto: Divulgação

Com três shows gratuitos e abertos ao público no Instituto de Ação Comunitária (IAC) nos dias 14, 21 e 28, o projeto “Sarau Cultural no Interior” movimenta o mês de junho de Planaltina, cidade com 159 anos, a mais antiga entre as regiões administrativas do Distrito Federal. À edição 2019, a segunda do projeto, são previstas 15 apresentações de artistas e grupos locais e também do DF, entre jovens músicos e nomes consagrados, que se apresentarão em instituições públicas de ensino às quartas-feiras, das 15h às 16h30; no IAC, sempre às sextas-feiras, às 20h; e na Igreja de São Sebastião, a Igrejinha, construção do Século 19, às sextas-feiras (às 16h) de agosto, mês de encerramento do evento.

Abertas à comunidade, as apresentações no IAC, conhecido popularmente como Casa dos Idosos, são destinadas a um público saudoso de música regional e popular. No dia 14 de junho tem o Regional do Choro e no dia 21 é a vez do grupo As Merceditas, formado por mulheres e com repertório em homenagem à Mercedes Sosa. No dia 28 quem se apresenta é o cantor Duane e seu repertório que mistura clássicos nacionais com “hits” internacionais. No mês de julho tem Duo Cardenas no dia 12, Banda Mosg no dia 19 e Cleisson Santiago e banda, no dia 26.

Além dos shows no IAC, o Sarau Cultural no Interior promoverá em junho quatro apresentações em escolas públicas: nos dias 05, 12, 19 e 26. As apresentações nas instituições de ensino visam a formação de plateia e são restritas aos alunos e professores. Elas acontecem no dia 05 de junho com a apresentação do Quarteto de Saxofone no CED Stella; no dia 12 com o Quinteto feminino de cordas no CED Pompílio Marques; dia 19 tem Duo Soprano e Tenor no CED DAG e no dia 26, é a vez do Quinteto Ybytu no CED 03, no Jardim Roriz.

Com curadoria do regente, professor de Música e violinista Thiago Francis, a segunda edição do projeto traz uma diversidade de estilos musicais, do erudito ao popular, como a catira de Planaltina, frevo, cavaquinho e chorinho. Em 2019 acontecem apresentações de orquestras de câmara, quinteto de sopros, quarteto de cordas, duo de soprano e tenor, duo de harpa e oboé, duo de violoncelos, quinteto de metais, grupos musicais de raiz, MPB, clássicos nacionais e internacionais, música latina e caipira (o violeiro Roberto Corrêa é uma das atrações. O músico se apresenta no dia 16 de agosto), proporcionando o encontro, a união e a simbiose dessas expressões musicais e culturais, com a comunidade local, resgatando parte do patrimônio imaterial nas diversas linguagens musicais de Planaltina, Brasília e do entorno do DF.

Confira a programação do Sarau Cultural no Interior 2019:
– Junho
Nos Centros de Ensino – Às quartas-feiras, das 15h às 16h30, visando formação de plateia.
Dia 19 – Duo Soprano e Tenor – CED DAG Quadra 10 K Conjunto C, Área Especial –  Setor Habitacional
Dia 26 – Quinteto Ybytu – CED 03  –  Jardim Roriz – EQ 02/03

No IAC – Às sextas-feiras, sempre às 20h. Noite popular para um público saudoso de música regional e popular.
Dia 14 – Regional do Choro
Dia 21 – As Merceditas – Grupo de mulheres em homenagem à Mercedes Sosa
Dia 28 – Duane

– Julho
As três apresentações acontecem no IAC. Às sextas-feiras, sempre às 20h. Noite popular para um público saudoso de música regional e popular.
Dia 12 – Duo Cardenas
Dia 19 – Banda Mosg
Dia 26 – Cleisson Santiago e banda

– Agosto
As três apresentações acontecem na Igrejinha. Às sextas-feiras, às 16h. Música clássica e caipira.
Dia 09 – Música Barroca
Dia 16 – Roberto Corrêa
Dia 23 – Igrejinha – Duo Harpa e Oboé

Dica:
Sarau Cultural no Interior
De 14 de junho a 23 de agosto