Sinfônica do Teatro Nacional homenageia Beethoven em parceria com Correios

Da Redação
Foto: Divulgação

Dia 22 de setembro, terça-feira, às 20 horas, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro vai participar, juntamente com os Correios e a convite de entidades da Alemanha, do lançamento no Brasil do selo comemorativo aos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven. O músico alemão, nascido em 1770, representante da transição entre classicismo e modernismo e cuja obra é associada aos valores libertários do Iluminismo na Europa, terá um de seus mais famosos concertos, a “Sinfonia nº 7 em Lá Maior Op. 92” (1812), executado pela OSTNCS e reproduzido no canal oficial da Sinfônica no YouTube.

“Beethoven é um nome fundante da música mundial, e nossa Orquestra desenvolve toda uma série de concertos sobre sua obra. Para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, fazer essa homenagem conjunta com os Correios é uma honra”, disse o secretário Bartolomeu Rodrigues.

Compositor recorrente nas temporadas da OSTNCS, Beethoven ganha essa homenagem significativa dos Correios num ano em que a Orquestra precisou se reinventar para manter as atividades em tempos de isolamento social. “Essa iniciativa é da máxima relevância para a divulgação da música erudita no Brasil. A OSTNCS se conecta diretamente a esse tema, pois Beethoven é um compositor recorrente nas nossas temporadas. Essa associação e escolha são naturais, revelando a importância do nosso trabalho ao longo dos últimos anos”, explica o maestro Claudio Cohen.

Sobre a peça, gravada no Cine Brasília, em 11 de julho de 2017, Cohen diz que a sinfonia integra a chamada “fase heroica” do artista. “Nada mais apropriado para o lançamento desse selo comemorativo dos 250 anos de nascimento deste gênio da música”, exulta.

Anualmente, os Correios emitem uma série de selos postais comemorativos e especiais dentro do Programa de Selos Postais. A emissão será composta por uma folha com 24 selos. A arte do impresso apresenta a pintura-retrato “Beethoven com a partitura de Missa Solemnis’, do alemão Joseph Karl Stieler (1781-1858). Para a estampa, foram utilizadas técnicas de computação gráfica.

A tiragem é de 720 mil selos, com valor facial de R$ 2,05, destinados tanto ao colecionismo como ao porteamento das correspondências. A dimensão é de 38 x 38 milímetros, com impressão pela Casa da Moeda do Brasil.

A estampa do selo apresenta Beethoven em uma de suas representações mais emblemáticas e famosas: a pintura-retrato Beethovens mit der Partitur zur Missa Solemnis (Beethoven com a partitura de “Missa Solemnis”), do alemão Joseph Karl Stieler.

Ao fundo foi inserido um trecho da partitura de “Missa Solemnis”, que está retratada na pintura. Na parte inferior direita, o logotipo oficial do projeto BTHVN 2020, que, embora possua um aspecto contemporâneo pela exclusão das vogais de seu nome, era a maneira como o próprio compositor assinava várias de suas obras. Foi utilizada técnica de computação gráfica. A pintura é de Josef Karl Stieler e a arte final de Daniel Effi.

“É com imensa alegria que os Correios participam, a convite do Deutsche Post e da Beethoven-Haus, das comemorações alusivas ao 250º aniversário de Ludwing van Beethoven, por meio da emissão do selo postal. Assim como os selos emitidos por outras administrações postais, o nosso possui o logotipo oficial das celebrações internacionais BTHVN 2020”, destacou o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto.

Dica:
“Lançamento do Selo Correios comemorativo dos 250 anos do nascimento de Beethoven “
Dia 22 de setembro, às 20h
Local: Canal da OSTNCS no YouTube