Da Redação
Foto: Thiago Dias Rocha
Sucesso absoluto desde 2000, o musical “Raul Fora da Lei – A história de Raul Seixas” segue em cartaz com energia contagiante. Após uma temporada de grande êxito na CAIXA Cultural Brasília em setembro de 2025, com sessões lotadas e crítica entusiástica, o espetáculo agora faz curtas temporadas no Teatro Paulo Gracindo (Sesc Gama), dias 24 e 25 de janeiro, e retorna ao Teatro da CAIXA Cultural Brasília, dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
A montagem, que surgiu como monólogo (Roberto Bomtempo/José Joffily, 1999) e explodiu em turnê nacional após sua transformação pela Oficina dos Menestréis (direção de Deto Montenegro), já emocionou mais de 300 mil espectadores com os hinos atemporais de Raul Seixas como “Metamorfose Ambulante”, “Ouro de Tolo” e “Sociedade Alternativa”.
Nesta vibrante e autêntica celebração da vida e obra do eterno Maluco Beleza, o público assiste a um espetáculo emblemático que captura a essência revolucionária, o rock, a rebeldia e a cultura brasileira, embebido da crítica social e misticismo que marcaram gerações.
A temporada de setembro de 2025 na CAIXA Cultural foi amplamente aclamada. Conforme destacou a crítica do Site CidadeCult, o musical é “uma explosão de talento, energia e reverência à genialidade do eterno Maluco Beleza”. A publicação ainda ressaltou: “A atuação hipnótica de Bomtempo (…) leva ao palco não um retrato caricato, mas uma encarnação do pensamento rebelde, contraditório e visionário do cantor”, e definiu o resultado como “uma grande celebração coletiva, em que o público canta junto, se emociona e reflete”.
“Eu e Deto Montenegro temos uma sólida amizade de mais de 30 anos (…). A ideia foi criar um espetáculo estilo Hair, uma grande festa, uma grande celebração da vida e da música brasileira”, relembra Roberto Bomtempo, idealizador e protagonista. “Transformar ‘Raul Fora da Lei’ de um solo para um musical foi puro prazer. E contamos ainda com a parceria de Candé Brandão e Evelyn Klein, que elucidaram nossas ideias”, complementa o diretor Deto Montenegro.
A montagem conta, de maneira despojada, a história de Raul Seixas, com bases em escritos do próprio Raulzito, abordando sua relação com o sucesso, suas mulheres, sua espiritualidade e seus sonhos. No palco, Raulzito afirma-se, contradiz-se e rompe regras, em cenas realçadas pela versatilidade de um elenco de atores-cantores da Oficina dos Menestréis, acompanhados pela banda brasiliense SOS Toca Raul.
“Fazer Raul Seixas, muito mais do que interpretar, é levar o pensamento dele adiante”, destaca Bomtempo sobre sua abordagem, que prioriza as ideias em detrimento da imitação física. Tanto ele quanto Deto Montenegro enfatizam a energia positiva do espetáculo: “É uma grande festa, uma coisa linda. O público pode esperar uma celebração da vida, de belos valores como amor, amizade, ética e arte pura”, finaliza Bomtempo.
Dica:
“Raul Fora da Lei – A história de Raul Seixas”
– Temporada no Sesc Gama
Dias 24 e 25 de janeiro (sábado e domingo), às 19h
Local: Teatro Paulo Gracindo – Sesc Gama (SIND QI 1)
Entrada gratuita
– Temporada CAIXA Cultural Brasília
Dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Sexta e sábado, às 20h; Domingo, às 19h
Local: CAIXA Cultural Brasília
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia para clientes CAIXA e casos previstos em lei). Vendas a partir de 24 de janeiro, às 9h na bilheteria e às 13h no site Bilheteria Cultural.
Classificação indicativa:12 anos
