Da Redação
Foto: Divulgação
Uma das festas mais tradicionais do Distrito Federal acontece no dia 23 de junho, no Boi de Seu Teodoro, em Sobradinho. Esta edição celebra os 61 anos do primeiro brincante da capital e traz na programação as brincadeiras mais tradicionais das culturas populares, além das quadrilhas juninas, forró, tambor de crioula, dança ciranda e carimbó.
A comilança está garantida, com direito aos mais deliciosos quitutes dos festejos juninos. Esse ano o evento contará com duas praças de alimentação e conta com uma nova logística para atender o público da festa, que cresceu muito nos últimos anos.
O arraial terá também área de recreação infantil e muita cultura popular, com apresentações dos grupos Circo Artetude, Quadrilha Junina Xamegar, Tambor de Crioula de Seu Teodoro, Quadrilha Junina Pau Melado , Forró Alex Júnior, Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba, Pé de Cerrado, Boi de Seu Teodoro – Batizado do Boi e Forró SPX Só Pra Xamegar.
E como em todo São João do Bumba Meu Boi de Sobradinho, por volta da meia-noite será realizada a troca do couro do boi e a renovação das roupas e dos instrumentos, seguindo um ritual de fé e devoção a São João Batista. É um ritual forte e emocionante, que impacta o público profundamente, trazendo a força da tradição e da brincadeira popular. E ainda vamos conhecer o Boi dos 61 anos de Seu Teodoro, conferir em primeira mão suas novas roupas e novos bordados, que foram feitos lá no Maranhão e em Brasília!
Há 20 anos o Boi de Seu Teodoro é Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. Em 2020, foi criada a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro, em homenagem e reconhecimento ao legado cultural deixado por ele.
O grupo participou das comemorações do primeiro aniversário de Brasília, a convite de Ferreira Gullar, e encantou os candangos, em plena Rodoviária do Plano Piloto lotada, com o público seguindo os passos do Boi e dançando sua entoada. A apresentação rendeu o convite para Seu Teodoro se mudar para Brasília, e, assim, junto de sua trupe e de sua esposa, fincou raízes na cidade de Sobradinho. Seu Teodoro, que nasceu no Maranhão, lutou 17 anos para se manter nesse espaço, resistindo a inúmeras tentativas de retirarem o grupo de lá.
Atualmente, a tradição do Boi é mantida por seus filhos e por sua esposa, dona Maria Sena, que tem 91 anos. A família busca manter a tradição e divulgar aos brasilienses essa história. O grupo tem enorme relevância para o DF e essas memórias precisam ser preservadas. O espaço é da comunidade e de todos que desejam conhecer e vivenciar o bumba meu boi.
Programação:
17h Abertura
17h30 Circo Teatro Artetude
18h20 Quadrilha Junina Xamegar
19h20 Tambor de Crioula de Seu Teodoro
20h15 Quadrilha Junina Pau Melado
21h00 Forró Alex Júnior
21h45 Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba
22h30 Pé de Cerrado
23h30 Boi de Seu Teodoro – Batizado do Boi
00h30 Forró SPX Só Pra Xamegar
02h30- Encerramento
Dica:
São João do Boi de Seu Teodoro
Dia 23 de junho, domingo, a partir das 17h
Endereço: Av. Contorno, Quadra 15, Área Especial N° 02, Sobradinho-DF
Colocar no aplicativo de GPS – Boi de Seu Teodoro.
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Instagram: @boideseuteodoro