Com investimentos internacionais, o Distrito Federal vem se destacando nas ações de sustentabilidade nos últimos anos, se tornando uma cidade de referência para todo o país. No Jardim Botânico não é diferente: este é o primeiro bairro da cidade a desenvolver uma Escola de Sustentabilidade, gratuita e aberta ao público. Segundo a coordenadora do projeto, Letícia Maia, as atividades do projeto são alinhadas aos eixos temáticos do Instituto Brasília Ambiental, principalmente por meio da unidade de Educação Ambiental do IBRAM, e a intenção é mobilizar a comunidade e implementar práticas sustentáveis na região.
Mais de 300 pessoas já passaram pelo projeto, que visa estimular a conscientização ambiental da região e fazer com que temas como a preservação do cerrado e a questão das mudanças climáticas sejam trazidos mais para o cotidiano das pessoas, construindo uma sociedade cada vez em mais harmonia com a natureza. “Ensinamos na teoria e na prática a conexão e o cuidado com a natureza, principalmente com o Cerrado, o vínculo com as práticas sustentáveis, a capacitação da comunidade e, principalmente, o estabelecimento de parcerias com as escolas locais, trazendo crianças de escolas públicas ao Centro de Práticas Sustentáveis para participar de oficinas e atividades voltadas a educação ambiental”, explica.
Mês do meio ambiente
Com foco no mês do meio ambiente, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), em parceria com o Instituto Brasília Ambiental, promove uma série de atividades gratuitas e abertas para toda a família.
● 22/06 (sábado) das 09h às 10h: Aulão de Tai Chi Chuan.
● 29/06 (sábado) das 08h às 10h: Palestra “Princípios das hortas verticais”, com Yago Costa.
● 29/06 (sábado) das 10h às 12h: Oficina “Montagem Prática de Horta Vertical em Pallet” com Yago Costa.
Inscrições gratuitas no link abaixo: https://forms.gle/tS4Ga4KsKiaAHnwJ8. Todas as atividades são gratuitas e com certificado de participação.